sexta-feira, 1 de abril de 2016

Marcos do cinema contemporâneo em cartaz



A pedido do público, A Menina Santa, de Lucrecia Martel, O Guardião, de Rodrigo Moreno, e Felizes Juntos, de Wong Kar-wai, os três filmes programados para a 57ª Semana de Porto Alegre, seguem em cartaz na Cinemateca Capitólio até o dia 10 de abril. Também retornam à programação os filmes As Quatro Voltas, de Michelangelo Frammartino e Tio Boonmee, que Pode Recordar Suas Vidas Passadas, de Apichatpong Weerasethakul. O valor do ingresso é R$ 10,00.

O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS – FUNDACINE.

GRADE HORÁRIOS
5 a 10 de abril de 2016

5 de abril (terça)
16h – Felizes Juntos
18h – O Guardião
20h – As Quatro Voltas

6 de abril (quarta)
16h – A Menina Santa
18h – Felizes Juntos
20h – Tio Boonmee, que Pode Recordar suas Vidas Passadas

7 de abril (quinta)
16h – O Guardião
18h – A Menina Santa
20h – As Quatro Voltas

8 de abril (sexta)
16h – Felizes Juntos
18h – O Guardião
20h – Tio Boonmee, que Pode Recordar suas Vidas Passadas

9 de abril (sábado)
16h – A Menina Santa
18h – Felizes Juntos
20h – As Quatro Voltas

10 de abril (domingo)
16h – Felizes Juntos
18h – A Menina Santa
20h – Tio Boonmee, que Pode Recordar suas Vidas Passadas

FILMES

A MENINA SANTA
(La Niña Santa/ Argentina/2003/110 minutos)
Direção: Lucrecia Martel

Amália (Maria Alche) e Josefina (Julieta Zylberberg) têm 16 anos e moram na cidade de La Ciénaga, na Argentina. Josefina pertence a uma família conservadora, enquanto a mãede Amália, Helena (Mercedes Morán), é divorciada e dirige um hotel. Certo dia, após um ensaio de coral, as duas garotas se reúnem na igreja local para conversar sobre fé, vocação e segredos sentimentais. Pouco depois Amália conhece o doutor Jano (Carlos Belloso), que participa de uma conferência médica no hotel de sua família. O encontro leva a jovem a descobrir sua verdadeira vocação: salvar os homens do pecado.

O GUARDIÃO
(El Custodio/Argentina/2005/93 minutos)
Direção: Rodrigo Moreno

Um guarda-costas é o responsável pela segurança de um ministro. Ele frequenta compromissos da alta sociedade mas sempre de maneira neutra, apenas para cumprir as funções de seu trabalho. Por outro lado sua vida pessoal é um verdadeiro caos, o que faz com que sua tolerância silenciosa tenha prazo para acabar.

FELIZES JUNTOS
(Chun gwong cha sit/Hong Kong-Japão-Coréia do Sul/1997/96 minutos)
Direção: Wong Kar-wai

Po-Wing (Leslie Cheung) e Yiu-Fai (Tony Leung Chiu Wai) são namorados que saem de Hong Kong e vão passar as férias em Buenos Aires, só que acabam tendo que ficar mais tempo. Po-Wing começa a trabalhar em um bar de tango para guardar dinheiro para sua viagem de volta, e Yiu-Fai começa a trabalhar em um restaurante chinês. Lá, ele conhece um jovem menino de Taiwan, que se torna seu amante, e que o afasta de Po-Wing. Enquanto a vida de Yiu-Fai se modifica, e só melhora, a de seu antigo parceiro está em constante decadência.

TIO BOONMEE, QUE PODE RECORDAR SUAS VIDAS PASSADAS
(Lung Boonmee Raluek Chat, Tailândia, 2010, 110 minutos)
Direção: Apichatpong Weerasethakul

Sofrendo de insuficiência renal, Tio Boonmee (Thanapat Saisaymar) resolveu passar os últimos dias de sua vida recolhido em uma casa perto da floresta, ao lado de entes queridos. Durante um jantar com a família, o espírito de sua esposa falecida aparece para ajudá-lo em sua jornada final. A eles se junta Boonsong, filho de Boonmee, que retorna após muito tempo metamorfoseado em outra forma de existência. Juntos, eles percorrerão o interior de uma caverna misteriosa, onde Boonmee nasceu em sua primeira vida.

AS QUATRO VOLTAS
(Le Quattro Volte – Suíça, Itália, Alemanha, 2010, 88 minutos)
Direção: Michelangelo Frammartino


Em um antigo vilarejo sobre as montanhas da Calábria, um pastor vive seus últimos minutos de vida. Ele morre cercado por suas cabras, dentro de sua própria casa. Entre os animais, nasce um cabrito. Mas um dia o animal se perde dos demais, e fica tremendo de frio, balindo ao pé de um imenso pinheiro. Esta é a árvore escolhida pelos moradores locais para festejar a "Pita", assim ela é cortada e vendida a lenhadores. Ela também servirá para aquecer o lar dos camponeses, queimada junto a imensas extrações de carvão. Através de quatro histórias cruzadas, o filme funciona como uma homenagem ao ciclo de vida em suas quatro manifestações: humana, animal, vegetal e mineral.

Um comentário: