terça-feira, 28 de junho de 2016

Jeanine Meerapfel debate Amigomío




Neste domingo, 03 de julho, às 17h, acontece a exibição única do filme Amigomío, de Jeanine Meerapfel, na Cinemateca Capitólio. Após a sessão, há debate com a diretora alemã e Ana Luiza Azevedo. Meerapfel integrou ativamente a luta de mulheres por mais espaço no cenário audiovisual da Alemanha dos anos 1970. Com legendas em espanhol, a sessão faz parte da mostra Mulheres no Cinema, promovida pelo Goethe-Institut Porto Alegre.
Amigomío trata da relação entre Amigomío, então com oito anos, e seu pai, que tem 30 anos, é um acadêmico desempregado e recém-separado de Negra. De uma hora para a outra, Negra é presa pelos militares. Amigomío e seu pai precisam deixar a Argentina. Começa uma viagem cheia de aventuras pelos Andes. Eles encontram personagens peculiares, festivais inesperados, ônibus caindo aos pedaços e trens incomuns que atravessam florestas exuberantes e as minas de Potosí. Finalmente chegando em Quito, o pai de Amigomío consegue um emprego em uma empresa alemã. Com o passar do tempo, pesam-lhe entretanto a ausência de Negra e da Argentina, ao passo que Amigomío, com menos lembranças às quais se prender, integra-se mais facilmente ao novo país e se torna um equatoriano. Seu pai, contudo, quer continuar sendo argentino.
Jeanine Meerapfel é uma diretora e roteirista alemã-argentina. Nascida em Buenos Aires em 1943, filha de pais judeus alemães refugiados durante o Terceiro Reich, radicou-se na Alemanha em 1964. Já dirigiu mais de 15 filmes de ficção e documentário e constantemente se engaja em temas envolvendo identidade, política e imigração. Seu primeiro longa-metragem, “Malou” (1981) venceu o prêmio FIPRESCI no Festival de Cannes e foi laureado também no Festival de San Sebastian. Desde 2015, Jeanine é presidente da Academia de Artes de Berlim.

A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização daFundação CinemaRS – FUNDACINE.


Dia 03 de julho de 2016, às 17h
Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085)
Alemão, com legendas em espanhol
R$ 10 | Meia entrada para estudantes e idosos 

GRADE DE HORÁRIOS
PRIMEIRA SEMANA
28 de junho a 03 de julho de 2016


28 de junho (terça)
20h – French Can Can

29 de junho (quarta)
16h – As Damas do Bois de Boulogne
18h – O Casamento a Três
20h – Curtas Alain Resnais

30 de junho (quinta)
18h – Virada Sustentável – Aliança Francesa

1º de julho (sexta)
16h – Curtas Alain Resnais
18h – As Damas do Bois de Boulogne
20h – Pinga Fogo

2 de julho (sábado)
16h – O Batedor de Carteiras
18h – O Casamento a Três
20h – A Esquiva

3 de julho (domingo)
17h – Amigomio + bate-papo entre Jeanine Meerapfel e Ana Luiza Azevedo

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Lisandro Alonso debate Los Muertos no FRAPA



Com inscrições esgotadas, a quarta edição do FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre – acontece de 5 a 8 de julho de 2016 na Cinemateca Capitólio. O filme de abertura é Los Muertos (78min / 2004 / cópia em 35mm), do renomado diretor argentino Lisandro Alonso. Com entrada franca e legendas em inglês, a sessão acontece às 19h30 no dia 5 de julho, seguida de debate com o diretor. Os inscritos no FRAPA têm a presença garantida.

O Festival
O FRAPA– é o primeiro evento inteiramente voltado ao roteiro de cinema e televisão na América Latina. O FRAPA tem como objetivo debater e reforçar a importância do roteiro na crescente produção de cinema e TV, bem como estimular a aproximação dos profissionais locais à produção do resto do continente. Em três edições, diversos profissionais renomados já passaram pelo FRAPA – nomes como Bráulio Mantovani (Cidade de Deus e Tropa de Elite 1 e 2), Fernando Castets (O Filho da Noiva), Marcos Bernstein (Central do Brasil) e Pablo Stoll (Whisky), entre muitos outros.
Buscando inspiração em festivais do gênero já consagrados nos Estados Unidos e na Europa, o FRAPA vem crescendo ano após ano. Conjugando mesas de debate, concursos, workshops, mostras, master class e rodada de negócios, o FRAPA se constitui em espaço central de reflexão sobre a escrita audiovisual na América Latina, estimulando o intercâmbio de experiências entre roteiristas e profissionais das demais áreas, qualificando profissionais e celebrando novas parcerias.
O FRAPA 2016 é uma realização da Coelho Voador e da Epifania Filmes, em correalização com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a Cinemateca Capitólio e patrocínio da Unisinos, do Final Draft e da SPCine. Leo Garcia é o diretor-geral do Festival e Mariana Müller é a produtora executiva.

Os Convidados

Teremos mais de 20 convidados confirmados para esta edição, entre eles se destacam o argentino Lisandro Alonso (“Jauja”), a uruguaia Inés Bortagaray (“Mi Amiga del Parque”, vencedor do prêmio de melhor roteiro em Sundance), Hilton Lacerda (“Tatuagem”), Jorge Furtado (“Real Beleza”), Rosane Svartman (“Totalmente Demais”), Doc Comparato (“O Beijo no Asfalto”), David França Mendes (“Corações Sujos”) e a alemã-argentina Jeanine Meerapfel (“Malou”).

Além da atração especial, o agente de roteiros norte-americano Matt Leipzig, sócio da Original Artists, uma das principais agências literárias da indústria audiovisual norte-americana, responsável pela representação de roteiristas e criadores de conteúdo de TV e cinema. Além da palestra de encerramento do festival, Matt também fará rodadas de negócios com roteiristas e produtoras.

Lista completa de convidados em: www.frapa.art.br/convidados.

Mostra de Curtas

Uma mostra internacional competitiva de curtas-metragens, com foco principal em seus roteiros a ser realizada na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana.
Neste ano, foram 107 filmes inscritos de 23 países e selecionados 13 produções (do Brasil, Irã, Espanha, Índia, Estados Unidos, França, Suécia, Paquistão e Polônia), a maioria delesinéditos no Brasil.
Os filmes estarão concorrendo aos seguintes prêmios: “melhor roteiro”, “melhor personagem”, “melhor diálogo”, “melhor cena”, “melhor final”, “melhor título” e “melhor roteiro segundo júri popular”. O “melhor roteiro” ganhará um software Final Draft 9 (no valor de 250 dólares).

Lista dos curtas selecionados e suas sinopses:


A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização daFundação CinemaRS – FUNDACINE.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Última semana do Panorama do Cinema Contemporâneo



O ciclo Panorama do Cinema Contemporâneo, que apresentou importantes filmes de diversas nacionalidades desde de março, chega ao fim no dia 26 de junho, com a exibição ao longo da semana de Minha Felicidade, de Sergei Loznitsa, O Grande Mestre, de Wong Kar-wai, O Abismo Prateado, de Karim Aïnouz, e Outubro, de Diego e Daniel Vega Vidal.

A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização daFundação CinemaRS – FUNDACINE.

FILMES

O Abismo Prateado
(Brasil, 2013, 82 minutos)
Direção: Karim Aïnouz
Violeta (Alessandra Negrini) é uma dentista casada e com um filho, que tem um dia normal de trabalho. Ao ouvir uma mensagem deixada na secretária do celular ela entra em desespero. A mensagem foi gravada por seu marido, Djalma (Otto Jr.), que disse que estava deixando-a e partindo para Porto Alegre. Ele pede para que Violeta não o siga, mas ela não segue o conselho e tenta viajar, o quanto antes, para a capital do Rio Grande do Sul.

O Grande Mestre
(Yut doi jung si, Hong Kong, China, França, 2013, 123 minutos)
Direção: Wong Kar-wai
Este drama de ação mostra a história de um dos maiores mestres em artes marciais da história, Ip Man (Tony Leung), o homem que treinou Bruce Lee. O lema desta trama é "Nas artes marciais não existe certo ou errado, apenas o último homem de pé".

Minha Felicidade
(Schastye moe, Rússia, Ucrânia, Alemanha, 2010, 127 minutos)
Direção: Sergei Loznitsa
Um jovem caminhoneiro se perde no campo russo. Ele acaba conhecendo um senhor infeliz, prostituta menor de idade, um estranho cigano e policiais corruptos. Quanto mais ele tenta encontrar seu caminho de volta à civilização, mais descobre que a força e instintos de sobrevivência substituíram qualquer forma de humanidade.

Outubro
(Octubre, Peru, Espanha, Venezuela, 2010, 88 minutos)
Direção: Diego Vega Vidal e Daniel Vega Vidal
Clemente é um penhorista pouco comunicativo e a nova esperança amorosa de Sofia, vizinha solteira, devota em Outubro ao culto do Senhor dos Milagres. A relação deles começa quando Clemente descobre uma menina recém-nascida, fruto da sua relação com uma prostituta que desapareceu. Enquanto Clemente procura a mãe da pequenina, Sofia ocupa-se dela e de fazer a limpeza na casa do penhorista. Com a chegada destes dois seres na sua vida, Clemente terá ocasião de repensar às suas relações com os outros.

GRADE DE HORÁRIOS
21 a 26 de junho de 2016

21 de junho (terça-feira)
19h – Fête de la musique

22 de junho (quarta)
15h – Minha Felicidade
17h30 – Outubro
19h30 – O Grande Mestre

23 de junho (quinta)
15h – O Grande Mestre
17h30 – O Abismo Prateado
19h30 – Minha Felicidade

24 de junho (sexta)
15h – Minha Felicidade
17h30 – Outubro
19h30 – O Grande Mestre

25 de junho (sábado)
15h – O Grande Mestre
17h30 – O Abismo Prateado
19h30 – Minha Felicidade

26 de junho (domingo)
15h – Minha Felicidade
17h30 – Outubro

19h30 – O Grande Mestre

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Um filme, cem histórias: Abbas Kiarostami



Ministério da Cultura, Banco do Brasil, Sala Redenção – Cinema Universitário, Cinemateca Capitólio e Sala P. F. Gastal apresentam entre os dias 14 e 20 de junho a mostra Um filme, cem histórias: Abbas Kiarostami, reunindo sete grandes filmes do mais importante diretor iraniano. Entrada Franca.

Um dos nomes mais influentes do cinema contemporâneo, Kiarostami foi vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes com Gosto de Cereja (1997) e do Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza com O Vento nos Levará (1999). A retrospectiva apresenta as duas obras em cópias 35mm, além de outros marcos de sua trajetória, como O Relatório (1977), Close-Up (1990), Através das Oliveiras (1994), Dez (2002) e seu filme mais recente, Um Alguém Apaixonado (2012), ainda inédito no circuito comercial de Porto Alegre.

A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos daPrefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização daFundação CinemaRS – FUNDACINE.


ABBAS KIAROSTAMI

No cinema de Kiarostami, muito nos escapa. A nós, ocidentais, pode escapar o uso do véu, o tapete persa, o pão barbari, as cordilheiras acidentadas, uma troca de olhar. Seus filmes começaram a circular pelo Ocidente no final dos anos 1980 e, graças a Onde fica a casa do meu amigo? (1987), a atenção dos críticos e dos festivais voltou-se àquele que se tornaria um dos maiores cineastas contemporâneos. Difícil de classificar, a originalidade de sua obra reside em aliar documentário e ficção de maneira até então desconhecida. Como diria Alain Bergala, Kiarostami conjuga de modo original transparência e dispositivo, brutalidade do real e cinema mental, realidade e abstração, realismo e fantástico, física e metafísica, tradição e vanguarda, Oriente e Ocidente.

Nascido em Teerã, Kiarostami cursou belas-artes na universidade da capital iraniana e iniciou a carreira concebendo anúncios publicitários, ilustrando, pintando e roteirizando. O encontro com o cinema aconteceu alguns anos depois, em 1969, quando Kiarostami foi convidado a assumir o departamento de cinema do Kanoon – instituto para o desenvolvimento intelectual de jovens e adultos. Criado pela esposa do Xá, em 1964, o instituto teria como objetivo o estímulo à educação. Durante a parceria, que perdurou até 1992, o cineasta realizou algumas obras-primas que continuam pouco conhecidas do grande público, como O recreio (1972), O viajante (1974) e Lição de casa (1989). Ainda como colaborador do Kanoon, fez Close-up (1990), filme que, por fim, o tornou reconhecido internacionalmente. Pouco anos depois, em 1995, o prestigiado Festival de Locarno organizou, pela primeira vez, uma retrospectiva integral de seu trabalho. No mesmo ano, sob direção de Laurent Roth, os Cahiers du Cinéma lhe dedicaram um número especial: Quem é você, sr. Kiarostami?, dossiê que reuniu artigos sobre sua obra, comentários biográficos, filmografia comentada (bastante proveitosa para os pesquisadores) e um conto escrito pelo próprio cineasta.
No Brasil, a recepção dos filmes de Kiarostami esteve principalmente a cargo da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, ainda sob direção de Léon Cakoff, com quem o cineasta manteve uma estreita ligação. Além de integrar o júri internacional da 22ª Mostra, Kiarostami foi tema de uma retrospectiva na 28ª edição, que exibiu treze de seus filmes. Naquela ocasião, aconteceu paralelamente uma exposição intitulada As estradas de Kiarostami, com 52 fotos em preto e branco clicadas por ele, entre 1978 e 2003, na região norte do Irã. As viagens do cineasta ao Brasil resultaram ainda num roteiro (não filmado), Uma boa cidadã.
Fabio Savino, curador

FILMES

O RELATÓRIO
Gozaresh, 1977, cor, 105’
Roteiro Abbas Kiarostami
Direção de fotografia Ali Reza Zarrindast
Som Yusef Shahab
Montagem Mahtalat Mirfenderski
Produção Barman Farmanara
Elenco Kurosh Afshar, Mehdi Montazer, Mostafa Tari e Shohreh Aghdaslu
Um funcionário público do Ministério das Finanças é acusado de corrupção; ao mesmo tempo, seu casamento está em crise. Após uma violenta discussão com a esposa, ela tenta o suicídio. Mahmad a leva para o hospital; lá os médicos dizem que ela sobreviverá. Exibição digital.

CLOSE-UP
Namay-e nazdik, 1990, cor, 90’
Roteiro Abbas Kiarostami
Direção de fotografia Ali Reza Zarrindast
Som Ahmad Asghari, Hassan Zahedi, Jahangir Mirshekari e Mohammad Haqhiqhi
Montagem Abbas Kiarostami
Produção Kanoon, instituto para o desenvolvimento de crianças e de jovens adultos Elenco Abbas Kiarostami, Abolfarzl Ahankhah, Hassan Ferazmand, Hossein Sabzian,
Hushang Shahai, Mehrdad Ahankhah e Mohsen Makhmalbaf
Abbas Kiarostami segue o rastro de Hossein Sabzian, homem acusado de ter enganado uma família rica de Teerã fazendo-se passar pelo cineasta iraniano Mohsen Makhmalbaf. Kiarostami filma o julgamento de Sabzian e reencena toda a história, tendo como protagonistas personagens reais envolvidos no caso. Exibição digital.

ATRAVÉS DAS OLIVEIRAS
Zir-e derakhtan-e zeytun, 1994, cor, 103’
Roteiro Abbas Kiarostami
Direção de fotografia Hosein Jafarian e Farhad Saba
Som Hossein Moradi, Mahmud Samakbashi e Yadollah Nayafi
Montagem Abbas Kiarostami
Produção Abbas Kiarostami
Elenco Farhad Kheradmand, Hossein Rezai, Mohamad Ali Keshavarz,
Tahereh Ladania e Zarifeh Shiva
Durante as filmagens numa região devastada pelo terremoto de 1990,
o diretor percebe que Hossein, um jovem escolhido para encenar
uma das personagens, está apaixonado na vida real por Tahereh,
que fará o papel da esposa. A família da moça é hostil ao casamento,
mas o terremoto e o filme dão a Hossein uma nova esperança. Exibição em 35mm

GOSTO DE CEREJA
Ta’m-e ghilas, 1997 , cor, 99’
Roteiro Abbas Kiarostami
Direção de fotografia Homayun Payvar
Som Jahangir Mirshekari
Montagem Abbas Kiarostami
Produção Abbas Kiarostami e Ciby 2000
Elenco Abdolhossein Bagheiri, Afshin Khorshid Bakhtari, Ahmand Ansari,
Homayoun Ershadi, Mir Hossein Nuri e Safar Ali Moradi
Um homem procura ajuda para uma misteriosa tarefa. O que o senhor
Badii quer é alguém que se disponha a atender a seu último desejo,
na manhã do dia seguinte: chamá-lo pelo nome duas vezes, ao pé de uma
cova já cavada. Se ele responder, socorrê-lo; se não responder, cobri-lo
com terra. Após ouvir objeções de diversas pessoas a respeito do caso,
ele finalmente encontra um senhor disposto a aceitar sua proposta. Exibição em 35mm

O VENTO NOS LEVARÁ
Bad ma-ra khahad bord, 1999, cor, 118’
Roteiro Abbas Kiarostami
Direção de fotografia Mahmoud Kalari
Som Jahangir Mirshekari e Mohammad Hassan Najam
Montagem Abbas Kiarostami
Produção Abbas Kiarostami e Marin Karmitz (MK2)
Elenco Bahman Ghobadi, Behzad Dorani, Farzad Sohrabi,
Massoud Mansuri e Massumeh Salimi
Um jornalista parte com sua equipe para um vilarejo rural a fim de filmar
um rito tradicional: o funeral de uma senhora moribunda. Durante a longa
espera, ele é ajudado por um garoto que lhe dá informações atualizadas
sobre a situação. Mas a senhora demora a morrer, a equipe o abandona e, na solidão, ele acaba se integrando à comunidade e repensando suas atitudes. Exibição em 35mm.

DEZ
Dah, 2002 , cor, 94’
Roteiro, direção de fotografia, som e montagem Abbas Kiarostami
Produção Abbas Kiarostami e Marin Karmitz (MK2)
Elenco Amin Maher, Amene Moradi, Katayoun Taleizadeh,
Mandana Sharbaf, Mania Akbari e Roya Arabshahi
Uma mulher, divorciada e casada uma segunda vez, tem problemas
de comunicação com o filho, que insiste em viver com o pai. Ao longo de dez
passeios dentro de um carro, a mulher conversa com o garoto e com outras
mulheres sobre questões de âmbito pessoal. O filme explora a vida
da mulher no Irã contemporâneo. Exibição em 35mm



UM ALGUÉM APAIXONADO
Like Someone in Love, 2012, cor, 109’
Roteiro Abbas Kiarostami
Fotografia Katsumi Yanagijima
Som Mohammad Reza Delpak
Montagem Bahman Kiarostami
Produção Marin Karmitz e Kenzo Horikoshi
Elenco Rin Takanashi, Ryo Kase e Tadashi Okuno
Encontro entre um senhor erudito guardião das tradições, uma jovem
sedutora que se prostitui para pagar os estudos e seu namorado ciumento. As histórias se entrelaçam num dia que mudará a vida deles para sempre. Exibição em 35mm


GRADE DE HORÁRIOS (atenção para os locais de cada exibição)
14 a 20 de junho de 2016

14 de junho (terça-feira) – Sala Redenção
16h – Close-up
19h – Um Alguém Apaixonado + debate Com Leonardo Bomfim e Tânia Cardoso

15 de junho (quarta-feira) – Cinemateca Capitólio
20h – Através das Oliveiras

16 de junho (quinta-feira) – Cinemateca Capitólio
20h – Dez

17 de junho (sexta-feira) – Sala P. F. Gastal
20h – Projeto Raros – O Relatório + debate com a crítica Ivonete Pinto

18 de junho (sábado) – Cinemateca Capitólio
16h – Através das Oliveiras
18h – Dez
20h – Um Alguém Apaixonado

19 de junho (domingo) – Sala Redenção
16h – O Vento nos Levará
19h – Gosto de Cereja

20 de junho (segunda-feira) – Sala Redenção
14h – O Relatório
16h – Gosto de Cereja


19h – O Vento nos Levará