sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

100 anos de Kirk Douglas na Sala Multimídia




A partir de 1º de março, a programação da Sala Multimídia da Cinemateca Capitólio homenageia o recente aniversário de 100 anos de Kirk Douglas, um dos grandes nomes da história de Hollywood, com sessões de clássicos interpretados pelo ator entre as décadas de 1940 e 1970. O valor único do ingresso para cada sessão é R$ 5,00. A lotação da Sala Multimídia é de 22 lugares. Exibições em DVD.

GRADE DE PROGRAMAÇÃO

Fuga do Passado
(Out of the Past, 1947, 97 minutos)
Direção: Jacques Tourneur

Jeff Bailey vive uma vida pacata, trabalhando em um posto de gasolina em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Quando um dos capangas de Whit, seu antigo chefe, acha-o, ele voltará a enfrentar seu passado e se ver obrigado a preencher as lacunas que deixou em sua antiga vida. Principalmente com relação a Kathie, mulher de duas caras que a qualquer momento pode traí-lo ou fazê-lo se apaixonar novamente. Exibição em DVD.

Quem é o Infiel?
(A Letter to Three Wives, 1949, 103 minutos)
Direção: Joseph L. Mankiewicz

Lora Rita e Débora são três mulheres diferentes, com diferentes ambições, desejos e sonhos. Lora casou com seu chefe, que pensa que ela é uma caçadora de fortunas. Rita ganha mais dinheiro escrevendo para um programa de rádio do que seu marido professor. E Débora fica fabulosa num uniforme da Marinha, mas não tem certeza do que vestir para ir a uma festa. O destino dessas três mulheres se cruzará quando uma carta revelar o segredo que porá o futuro de uma delas em jogo. Um dos grandes trabalhos do diretor Joseph L. Mankiewicz, que ganhou o Oscar de Melhor Direção por este filme. Exibição em DVD.

Embrutecidos Pela Violência
(Along the Great Divide, 1951, 88 minutos)
Direção: Raoul Walsh

Federais americanos e dois xerifes resgatam um ladrão de gado de um linchamento liderado por um barão do gado local, convencido de que o bandido também matou seu filho. Exibição em DVD.

20.000 Léguas Submarinas
(20,000 Leagues Under The Sea, 1954, 122 minutos)
Direção: Richard Fleischer
Em 1868 relatos alarmantes sobre um monstro marinho, que destruía navios facilmente, gera um temor nas companhias de navegação. Em virtude disto vários navios não levantam âncora, pois não há tripulação. Em São Francisco um professor francês, especialista em vida marinha, precisa ir à Shangai e enfrenta o mesmo problema, pois a tripulação do seu navio desertou. Exibição em DVD.

Sede de Viver
(Lust for Life, 1956, 120 minutos)
Direção: Vincente Minnelli
O filme retrata fielmente a vida do mestre da pintura: Van Gogh. Dividido entre a genialidade e sua mente atormentada, Van Gogh é interpretado pelo aclamado ator Kirk Douglas. Sede de Viver captura todo o êxtase da arte e a agonia da vida de um gênio da pintura. Exibição em DVD.

A Cidade dos Desiludidos
(2 Weeks in Another Town, 1962, 107 minutos)
Direção: Vincente Minnelli
Após três anos internado em uma clínica de reabilitação, Jack Andrus, um ator atormentado pelo alcoolismo e por problemas pessoais, aceita um convite para estrelar um filme rodado em Roma e dirigido por um cineasta cuja carreira também está em decadência. A filmagem será marcada por conflitos e revelações. Espécie de continuação do brilhante Assim Estava Escrito, A Cidade dos Desiludidos é um retrato sem concessões dos bastidores de Hollywood. Exibição em DVD.

Sete Dias de Maio
(Seven Days in May, 1964, 118 minutos)
Direção: John Frankenheimer
Durante a guerra fria, Jordan Lyman (Fredric March), o presidente dos Estados Unidos não é bem visto pelos americanos e assina um tratado aprovando o desarmamento nuclear. A população mais uma vez fica contra ele. Um golpe político está sendo preparado por um general e um coronel aliado leva a informação ao Governo. Dá-se início a uma rede de intrigas. Exibição em DVD.

Gigantes em Luta
(The War Wagon, 1967, 93 minutos)
Direção: Burt Kennedy
John Wayne junta-se a Kirk Douglas em Gigantes em Luta, um western cheio de ação. Wayne interpreta o rancheiro Taw Jackson que volta da prisão para saquear um trem carregado de ouro, pertencente ao barão da gado (Bruce Cabot), que roubou sua fortuna e sujou seu bom nome anos atrás. Para realizar seu plano, Jackson junta-se a um grupo que inclui um velho excêntrico (Keenan Wynn), um índio pouco civilizado (Howard Keel), um jovem bêbado (Robert Walker Jr.) e um pistoleiro convencido (Douglas). Divirta-se com o plano quase impossível de roubar meio milhão de dólares e aprecie a música do ganhador do Oscar Dimitri Tiomkin. Exibição em DVD.

A Fúria
(The Fury, 1978, 118 minutos)
Direção: Brian De Palma
Um suspense aterrorizante do diretor Brian De Palma, um elaborado jogo de controle mental inicia-se quando o filho de um agente do governo é sequestrado por causa de seus poderes psicocinéticos. Desesperado para encontrá-lo, seu pai contrata uma garota com habilidades psíquicas semelhantes às de seu filho. Ela logo descobre que o rapaz é prisioneiro de um órgão secreto do governo dos EUA e que está sendo utilizado para perigosas experiências mentais - e programado para matar. Exibição em DVD.

GRADE DE HORÁRIOS
1 a 12 de março de 2017
1º de março (quarta)
16h – Quem é o Infiel?
19h – Fuga do Passado

2 de março (quinta)
16h – Sede de Viver
19h – A Cidade dos Desiludidos

3 de março (sexta)
16h – Gigantes em Luta
19h – Sete Dias de Maio

4 de março (sábado)
16h – A Fúria
19h – Embrutecidos pela Violência

5 de março (domingo)
16h – 20.000 Léguas Submarinas
19h – Sede de Viver

7 de março (terça)
16h – Sete Dias de Maio
19h – 20.000 Léguas Submarinas

8 de março (quarta)
16h – Embrutecidos pela Violência
19h – Sede de Viver

9 de março (quinta)
16h – 20.000 Léguas Submarinas
19h – A Fúria

10 de março (sexta)
16h – Quem é o Infiel?
19h – Sete Dias de Maio

11 de março (sábado)
16h – A Cidade dos Desiludidos
19h – Fuga do Passado

12 de março (domingo)
16h – Gigantes em Luta

19h – Quem é o Infiel?



A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos daPrefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS –FUNDACINE.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Musicais na Sala Multimídia: últimos dias!



A programação de musicais na Sala Multimídia da Cinemateca Capitólio segue em exibição até o recesso de carnaval no dia 24 de fevereiro. A programação da Sala Multimídia será retomada no dia 1º de março.

GRADE DE HORÁRIOS
21 a 24 de fevereiro de 2017


21 de fevereiro (terça)
16h – Purple Rain
19h – Cinderela em Paris

22 de fevereiro (quarta)
16h – Casa, Comida e Carinho
19h – O Tenente Sedutor

23 de fevereiro (quinta)
16h – Sinfonia de Paris
19h – Num Dia Claro de Verão

24 de fevereiro (sexta)
16h – Casa, Comida e Carinho
19h – Rua 42

A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos daPrefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS –FUNDACINE.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Clássicos Musicais na Sala Multimídia



Os clássicos musicais seguem em exibição na Sala Multimídia da Cinemateca Capitólio até o dia 19 de fevereiro. O valor único do ingresso para cada sessão é R$ 5,00. A lotação da Sala Multimídia é de 22 lugares. Exibições em DVD.

GRADE DE PROGRAMAÇÃO

Rua 42
(42nd Street, 1933, 89 minutos)
Direção: Lloyd Bacon
Quando a estrela de um musical da Broadway cai enferma, uma das meninas do coro é escolhida para substitui-la. Os números musicais idealizados pelo diretor e o genial coreógrafo Busby Berkeley, como o de "Shuffle off to Buffalo", de grande complexidade cênica, convertem a tela prateada numa espécie de caleidoscópio de figuras humanas, o que fez deste filme um dos maiores clássicos dos musicais americanos de todos os tempos. Exibição em DVD. 

Casa, Comida e Cairnho
(Summer Stock, 1950, 108 minutos)
Direção: Charles Walters
Uma família simples do interior, aceita que uma companhia da Broadway, dirigida por Joe Ross (Gene Kelly), monte seu novo espetáculo em sua fazenda. O evento acaba transformando a proprietária Jane Falbury (Judy Garland) em estrela do show. Judy Garland canta várias músicas e dá um show de dança! Exibição em DVD. 

Sinfonia de Paris
(An American in Paris, 1951, 113 minutos)
Direção: Vincente Minnelli
Kelly vive um ex-militar que ama Paris e ama - ainda mais - uma atraente (mas comprometida) atendente de uma loja de perfumes (Leslie Caron em seu primeiro filme). As seqüências de dança giram em torno das canções de Gershwin, acentuando a perseguição romântica de Kelly. E o ballet final com 17 minutos de duração - combinando a música-tema, cenários impressionistas e o talento único de Kelly para contar uma música através da dança - lançam esse vencedor de seis Oscar (incluindo Melhor Filme) à imortalidade. Exibição em blu-ray. 

Cantando na Chuva
(Singin' in the Rain, 1952, 104 minutos)
Direção: Stanley Donen, Gene Kelly
Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada. Exibição em DVD.

Num Dia Claro de Verão
(On a Clear Day You Can See Forever, 1970, 129 minutos)
Direção: Vincente Minnelli
Daisy Gamble é uma fumante compulsiva desesperada para largar o vício. Ela encontra o tratamento perfeito com o Dr. Marc Chabot, um psiquiatra que usa a hipnose. Mas quando entra em transe, Daisy retorna a vidas passadas e assume diferentes personalidades – incluindo “Melinda”, uma perua inglesa do século 19. A participação de Bob Newhart e Jack Nicholson aumentam ainda mais a diversão nesta sensacional comédia romântica. Exibição em DVD.

Purple Rain
(1984, 111 minutos)
Direção: Albert Magnoli
Pegue uma história divertida, adicione uma trilha sonora com uma das mais quentes bandas de rock do mundo e a presença marcante do mega-star Prince. O resultado é o que a revista Rolling Stone afirmou: "Purple Rain é o mais eficiente e divertido filme sobre Rock 'n' Roll já produzido". Exibição em DVD. 

Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
(Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, 2007, 117 minutos)
Direção: Tim Burton
Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade, ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Exibição em DVD.

GRADE DE HORÁRIOS
14 a 19 de fevereiro de 2017
14 de fevereiro (terça)
16h – Cantando na Chuva
19h – Rua 42

15 de fevereiro (quarta)
16h – Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
19h – Sinfonia de Paris

16 de fevereiro (quinta)
16h – Casa, Comida e Carinho
19h – Purple Rain

17 de fevereiro (sexta)
16h – Num Dia Claro de Verão
19h – Rua 42

18 de fevereiro (sábado)
16h – Casa, Comida e Carinho
19h – Sinfonia de Paris

19 de fevereiro (domingo)
16h – Purple Rain
19h – Num Dia Claro de Verão



A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos daPrefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS –FUNDACINE.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Novos musicais na Sala Multimídia



A pedido do público, os clássicos musicais seguem em exibição na Sala Multimídia (3º andar) da Cinemateca Capitólio. Entre as novidades, o cultuado musical de Prince, Purple Rain, e o contemporâneo Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet do mestre Tim Burton. Clássicos de James Whale, Vincente Minnelli, Stanley Donen e Bob Fosse seguem em exibição até o dia 12 de fevereiro. O valor único do ingresso para cada sessão é R$ 5,00. A lotação da Sala Multimídia é de 22 lugares. Exibições digitais.

GRADE DE PROGRAMAÇÃO

Rua 42
(42nd Street, 1933, 89 minutos)
Direção: Lloyd Bacon
Quando a estrela de um musical da Broadway cai enferma, uma das meninas do coro é escolhida para substitui-la. Os números musicais idealizados pelo diretor e o genial coreógrafo Busby Berkeley, como o de "Shuffle off to Buffalo", de grande complexidade cênica, convertem a tela prateada numa espécie de caleidoscópio de figuras humanas, o que fez deste filme um dos maiores clássicos dos musicais americanos de todos os tempos. Exibição em DVD. 

Magnólia – O Barco das Ilusões
(Show Boat, 1936, 113 minutos)
Direção: James Whale
Num barco de espetáculos teatrais que desce o Mississippi, surgem problemas quando a filha do dono apaixona-se por ator e jogador. Paralelamente, mulata que esconde sua origem tem problemas com a lei racista. Exibição em DVD.

Sinfonia de Paris
(An American in Paris, 1951, 113 minutos)
Direção: Vincente Minnelli
Kelly vive um ex-militar que ama Paris e ama - ainda mais - uma atraente (mas comprometida) atendente de uma loja de perfumes (Leslie Caron em seu primeiro filme). As seqüências de dança giram em torno das canções de Gershwin, acentuando a perseguição romântica de Kelly. E o ballet final com 17 minutos de duração - combinando a música-tema, cenários impressionistas e o talento único de Kelly para contar uma música através da dança - lançam esse vencedor de seis Oscar (incluindo Melhor Filme) à imortalidade. Exibição em blu-ray.

Cantando na Chuva
(Singin' in the Rain, 1952, 104 minutos)
Direção: Stanley Donen, Gene Kelly
Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada. Exibição em DVD.

Num Dia Claro de Verão
(On a Clear Day You Can See Forever, 1970, 129 minutos)
Direção: Vincente Minnelli
Daisy Gamble é uma fumante compulsiva desesperada para largar o vício. Ela encontra o tratamento perfeito com o Dr. Marc Chabot, um psiquiatra que usa a hipnose. Mas quando entra em transe, Daisy retorna a vidas passadas e assume diferentes personalidades – incluindo “Melinda”, uma perua inglesa do século 19. A participação de Bob Newhart e Jack Nicholson aumentam ainda mais a diversão nesta sensacional comédia romântica. Exibição em DVD.

Cabaret
(1972, 122 minutos)
Direção: Bob Fosse
Berlim no início da década de 30. O nazismo ascendia em velocidade impressionante, mas a grande maioria das pessoas ainda não tinha noção do terrível poder que aquela força política teria num futuro bem próximo. Exibição em DVD.

The Rocky Horror Picture Show
(1975, 100 minutos)
Direção: Jim Sharman
The Rocky Horror Picture Show conta a história de Brad e Janet, um casal comum e sem muitos atrativos. Eles noivaram e estão indo contar a novidade para o homem que os apresentou, Dr. Everett Von Scott. No percurso, o pneu de seu carro fura e eles precisam ir até um castelo na beira da estrada para pedir ajuda. Lá são recepcionados pelo faz-tudo Riff Raff e pela empregada doméstica Magenta. Porém, o castelo pertence a um cientista chamado Frank-N-Furter que está dando uma festa para apresentar sua mais nova criação, Rocky, uma criatura que é mais músculos do que cérebro. A história é narrada pelo Criminologista, um especialista no caso. Exibição em DVD.

Hair
(1979, 120 minutos)
Direção: Milos Forman
Um dia antes de alistar-se à Guerra do Vietnã, um jovem do interior faz amizade com um grupo de hippies urbanos que, dentre outras coisas, tentam lhe convencer sobre a inutilidade da guerra e o ajudam a conquistar uma moça da classe alta, pela qual se apaixonou. Exibição em DVD.

Purple Rain
(1984, 111 minutos)
Direção: Albert Magnoli
Pegue uma história divertida, adicione uma trilha sonora com uma das mais quentes bandas de rock do mundo e a presença marcante do mega-star Prince. O resultado é o que a revista Rolling Stone afirmou: "Purple Rain é o mais eficiente e divertido filme sobre Rock 'n' Roll já produzido". Exibição em DVD.

Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
(Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, 2007, 117 minutos)
Direção: Tim Burton
Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade, ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Exibição em DVD.

GRADE DE HORÁRIOS
7 a 12 de fevereiro de 2017
7 de fevereiro (terça)
16h – Magnólia – O Barco das Ilusões
19h – Sinfonia de Paris

8 de fevereiro (quarta)
16h – The Rocky Horror Picture Show
19h – Rua 42

9 de fevereiro (quinta)
16h – Cabaret
19h – Num Dia Claro de Verão

10 de fevereiro (sexta)
16h – Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
19h – Purple Rain

11 de fevereiro (sábado)
16h – Sinfonia de Paris
19h – Cantando na Chuva

12 de fevereiro (domingo)
16h – Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
19h – Hair


A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos daPrefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS –FUNDACINE.