sexta-feira, 12 de junho de 2015

Da ideia à criação



No sábado, 20 de Junho, às 15h, o SIGMA promove palestra na Sala Multimídia (3º andar) da Cinemateca Capitólio intitulada "Da ideia à criação". O evento tem como objetivo acrescentar e contribuir na qualificação dos futuros profissionais do cinema e áreas relacionadas. O encontro contará com a participação dos palestrantes Emiliano Cunha (cineasta) e Sandro Dreher (diretor de produção e de arte) e discutirá aspectos do audiovisual como atmosferas, criatividade e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul como pólo audiovisual do Brasil. O evento é aberto ao público, com entrada franca. A distribuição de senhas é por ordem de chegada. A capacidade da Sala Multimídia é de 40 lugares.  


Realização: Jeferson Brum, Bruna Tonello Giuliatti, João Pedro Siliprandi, Júlia Cazarré e Alexander Desmouceaux. Apoio: Cinemateca Capitólio e Garagem Criativa  



PALESTRAS:


Emiliano Cunha: Ideias e atmosferas




Emiliano Cunha é formado em Cinema pela PUCRS e Mestre em Comunicação Social pelo PPGCOM da mesma universidade com pesquisa sobre o Cinema de Fluxo. Codirigiu o curta-metragem O Cão (2011) – com passagem por mais de 50 festivais, incluindo o Festival de Paulínia, Gramado Mostras Nacional e Gaúcha, Festival de Cine de Huesca e Interfilm Berlin; vencedor de quatro prêmios incluindo melhor filme em Alagoas (2011). Diretor e roteirista do mini-metragem Fonemas (2011), vencedor de melhor filme universitário e prêmio da curadoria no Festival do Minuto 2011, do documentário experimental Café com Rebu/2009 e do documentário APTC 25 anos: menos corta e mais ação/2011. Também escreveu e dirigiu (junto com outros realizadores) o primeiro longa-metragem totalmente produzido e finalizado em uma faculdade de cinema: Cinco maneiras de fechar os olhos (2013). Em 2011, dirigiu o piloto de série televisiva Caminho para Yucatán (selecionado para o Festival Brasileiro de Pilotos/2011). Lobos (2012), codireção em parceria com Abel Roland, foi vencedor do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado 2012, prêmio Assembléia Legislatva e no Festival de Santa Rosa e melhor montagem no Festival Cinevídeo 2012. Seu último curta-metragem, Tomou café e esperou (2013), ganhou Menção Especial do Juri no 42˚ Festival de Cine de Huesca, prêmio de Melhor Desenho de Som (Kikito e Prêmio Assembleia Legislativa) no 41º Festival de Cinema de Gramado, além de ter sido selecionado para o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema 2013; 35˚ Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano – Mostra Gramado; Vale Curtas 2014, aluCine 2014, MFL 2014, Festin Lisboa/2014, TAXCO Real/México; 8th FIRST International Film Festival XINING; Vancouver Latin American Film Festival 2014, entre outros. Emiliano contribui para a revista de crítica cinematográfica Teorema, além de produzir textos acadêmicos e capítulos de livros em torno de estudos sobre o cinema. O roteiro de RAIA 4, estreia do diretor em longa-metragem, acaba de ser selecionado para o Laboratório SESC Novas Histórias 2014.


Sandro Dreher: O desenvolvimento do Rio Grande do Sul como pólo audiovisual do Brasil

Sando Dreher trabalhou em veículos como RBS TV, RBS Vídeo Produtora, Produtora Zero 512, Produtora Making-off, Produtora Casa de Cinema e Mínima Produções Cinematográficas. Atualmente, Sandro faz parte do grupo de profissionais fundadores da produtora a Zeppelin Filmes. Atua profissionalmente como professor universitário (ESPM) e atende clientes como Nokia, Pepsi, Skol.



Nenhum comentário:

Postar um comentário