domingo, 30 de agosto de 2015

Petrobras Cinepalco



A partir de terça-feira, 1 de setembro, a Cinemateca Capitólio exibe a mostra Petrobras Cinepalco, dentro da programação do Porto Alegre em Cena, com uma seleção de obras-primas e filmes cultuados que propõem diálogos com o teatro. Com sessões até o dia 21 de setembro, A mostra é uma parceria da Petrobras, do Porto Alegre em Cena e da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia de Porto Alegre. O ingresso custa R$ 10,00.

Queimada!, de Gillo Pontecorvo, segue em exibição entre os dias 3 e 6 de setembro na sessão das 16h.

 O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação Cinema RS – FUNDACINE.

A MOSTRA
O ciclo de filmes sugerido pela Petrobras para o Porto Alegre em Cena une dois segmentos da arte ligando cinema, vídeos, teatro, dança e restauro numa só ação. A abertura da mostra será com os filmes da performer e compositora Meredith Monk, filmagens de textos famosos como Tio Vânia, Medéia e Othelo e a versão dirigida por Fassbinder para a TV de A encruzilhada das bestas humanas. Além dos filmes na sala principal do Cine Capitólio  - prédio recém-restaurado pela empresa -, haverá atividades também na sala multimídia, no 3º andar, onde acontecerá a mostra Cena Brasileira Contemporânea, com vídeos de grupos de teatro e dança brasileiros patrocinados pela Petrobras, comentados por professores das duas áreas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, diretores dos grupos, artistas e pesquisadores. Na programação estão filmes de espetáculos e documentários sobre grupos icônicos da cena brasileira, como Cia Armazém, Cia Brasileira de Teatro, Grupo Galpão, Cia do Latão, Teatro da Vertigem, Grupo Caixa do Elefante, Grupo Corpo e Teatro Oficina. A abertura contará com a presença de Sérgio de Carvalho, diretor da Cia do Latão, lançando o vídeo do espetáculo Ópera dos Vivos.

PETROBRAS CINEPALCO - FILMES

Ellis Island
Estados unidos, 28 minutos, 1981 / Direção: Meredith Monk
Entre 1892 e 1927 quase 16 milhões de pessoas chegaram à Ilha Ellis tentando imigrar para os Estados Unidos. ​Para os 280.000 imigrantes que foram expulsos, a Ilha tornou-se a "Isle of Tears"​ (Ilha de lágrimas​). O filme mistura documentário, ​experimento​, ficção e dança descrito por Monk como "um mosaico de sons e imagens ​entrelaçados em ​um desenho ​musical formal".

Book of Days
Estados Unidos, 74 minutos, 1988 / Direção: Meredith Monk
Embora centre sua ação na Idade Média, os personagens do filme e suas preocupações são profundamente familiares​. Há paralelos entre esta idade de guerra - a peste​​ e​ ​o medo do Apocalipse - com os nossos tempos modernos de conflito racial e religioso, AIDS, ​e ​​o medo de ​aniquilação nuclear​. O filme tem uma qualidade ​mística, um senso de deslocamento​ ​que incentiva o espectador a refletir sobre a fragilidade e a finitude da experiência humana.

Tio Vânia* (Dyadya Vanya)
União Soviética, 104 minutos, 1971 / Direção: Andrei Konchalovsky
O professor aposentado Serebryakov visita sua propriedade rural com sua bela e jovem segunda esposa, Yelena. Vanya, irmão da primeira esposa do professor, que administra a fazenda, e Astrov, médico local, caem no feitiço de Yelena, enquanto reclamam do tédio sem fim de suas existências provinciais.
*Exibições sem legendas

Otelo (The Tragedy of Othello: The Moor of Venice)
Estados Unidos, 90 minutos, 1955 / Direção: Orson Welles
Desdêmona, filha de um aristocrata veneziano, é comprometida com Iago e foge com um heróico militar mouro Othello. Ressentido, Iago planeja separar o casal.

A Encruzilhada das Bestas Humanas (Wildwechsel)
Alemanha, 102 minutos, 1973 / Direção: Rainer Werner Fassbinder
A estupidez humana é levada aos extremos em “A Encruzilhada das Bestas Humanas”, uma metáfora da classe média em que um casal pequeno-burguês é literalmente transformado em um par de criminosos. Baseado na peça de Franz-Xaber Kroetz.

Medéia, a Feiticeira do Amor (Medea)
Itália, 110 minutos, 1969 / Direção: Pier Paolo Pasolini
Em seu único papel no cinema, a diva Maria Callas vive a feiticeira Medéia, que mata o próprio irmão para fugir com o amado, Jasão, que roubara o velocino de ouro. Anos mais tarde, Jasão a abandona para se casar com a jovem e bela filha do Rei Creonte. Indignada, Medéia planeja uma terrível vingança contra Jasão.

A Gaiola das Loucas (La cage aux folles)
França, 103 minutos, 1978 / Direção: Édouard Molinaro
Casal de gays vive como marido e mulher e dirige clube de dança. O filho de um deles decide levar a noiva, filha de uma família tradicional da região, para conhecer seu pai e mãe, que não podem revelar sua condição de homossexuais. Baseado na peça de Jean Poiret.
GRADE DE HORÁRIOS


1 a 13 de setembro de 2015
1 de setembro (terça)
20h – Book of days e Ellis Island

2 de setembro (quarta)
20h –Book of days e Ellis Island

3 de setembro (quinta)
16h – Queimada!
18h – A Gaiola das Loucas
20h – Otelo

4 de setembro (sexta)
16h – Queimada!
18h – Medéia, a Feiticeira do Amor
20h – A Encruzilhada das Bestas Humanas

5 de setembro (sábado)
16h – Queimada!
18h – A Gaiola das Loucas
20h – Otelo

6 de setembro (domingo)
16h – Queimada!
18h – Tio Vânia
20h – Medéia, a Feiticeira do Amor 

8 de setembro (terça)
16h – Deixa Ela Entrar
18h – Otelo
20h – A Gaiola das Loucas

9 de setembro (quarta)
16h – Deixa Ela Entrar
18h – A Encruzilhada das Bestas Humanas
20h – Medéia, a Feiticeira do Amor

10 de setembro (quinta)
16h – Deixa Ela Entrar
18h – A Gaiola das Loucas
20h – A Encruzilhada das Bestas Humanas

11 de setembro (sexta)
16h – Deixa Ela Entrar
18h – A Encruzilhada das Bestas Humanas
20h – Otelo

12 de setembro (sábado)

16h – Deixa Ela Entrar
18h – Tio Vânia
20h – A Gaiola das Loucas

13 de setembro (domingo)
16h – Deixa Ela Entrar
18h – Medéia, a Feiticeira do Amor
20h – A Encruzilhada das Bestas Humanas

2 comentários: