sábado, 8 de agosto de 2015

Richard Peña em Porto Alegre






A Sala Redenção – Cinema Universitário da UFRGS, e a Cinemateca Capitólio, com o apoio da Columbia University e parceria com Coordenacão de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, trazem a Porto Alegre, nos dias 16 e 17 de agosto, o curador e professor americano Richard Peña.

O renomado curador americano Richard Peña é professor de cinema na Universidade de Columbia, fez história durante 25 anos como diretor do New York Film Festival e, também, como programador do Film Society of Lincoln Center. Peña é, sem dúvida, um dos grandes responsáveis por abrir as portas de diversas cinematografias do mundo, apresentando novos filmes independentes para o público nos Estados Unidos. À frente da programação de cinema no Lincoln Center, realizou o New Directors/New Films, festival que apresenta anualmente a vanguarda do cinema mundial em Nova York. Organizou retrospectivas como as de Michelangelo Antonioni, Abbas Kiarostami, Robert Aldrich, Youssef Chahine, Yasujiro Ozu, Carlos Saura, além de diversas mostras dedicadas ao cinema africano, chinês, cubano, polonês, árabe, coreano, turco, argentino, brasileiro, entre outros.

Peña ministrará a palestra Personal Visions: As Origens da American Avant-Garde, 1943-1969 no dia 16 de agosto, na Cinemateca Capitólio às 17 horas. No dia 17 de agosto, segunda-feira, das 9 às 16 horas, na Sala Redenção da UFRGS, ministrará o workshop Cinema em espaços alternativos: o futuro da programação de cinema e curadoria.
As atividades são todas gratuitas. As informações para inscrição do workshop estão no site http://www.ufrgs.br/difusaocultural/ .

PROGRAMAÇÃO
16 DE AGOSTO – DOMINGO
17 horas
Cinemateca Capitólio/Sala Multimídia

Personal Visions: As Origens da American Avant-Garde, 1943-1969
Palestra com o professor e curador de cinema americano, Richard Peña.
Palestra sobre o cinema não-narrativo e obras experimentais, geralmente assinadas por artistas individuais que trabalham por conta própria, com fortes paralelos com movimentos nas outras artes visuais, como o surrealismo, o expressionismo abstrato, a pop art e o minimalismo.

17 DE AGOSTO – SEGUNDA
Das 9h às 12h e das 14h às 16h
Sala Redenção – Cinema Universitário UFRGS


Cinema em espaços alternativos: o futuro da programação de cinema e curadoria
Hoje há uma vasta proliferação de filmes por todos os lugares – de shopping centers aos IPhones – como uma ameaça à cultura cinematográfica, mais do que possa parecer.

O espaço para alguns tipos alternativos de cinema muitas vezes parecem diminuindo em vez de expandir; o alcance de mídias por grandes corporações parece cada vez mais amplo. Este cenário faz o papel da programação e curadoria de cinema ainda mais crucial no atual turbilhão cultural. Confrontado pela infinita oferta de diferentes mídias, o público, mais do que nunca precisa buscar orientação e direção sobre o passado do cinema, presente e futuro possível. Usando de exemplos, a partir de programas de cinema ao redor do mundo, desde festivais, centros de mídia, cinematecas, micro-cinemas, e até mesmo a internet, Richard Peña irá apresentar tanto a história como o desenvolvimento e as propostas de programação e curadoria, debatendo estratégias da criação e promoção na programação de filmes e mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário