O filme Tomboy, de Céline Sciamma, segue em exibição na Cinemateca Capitólio até o dia 22 de novembro. Os filmes Minha Irmã, de Ursula Meier, e Tudo Perdoado, de Mia Hansen-Løve, ganham uma última semana em cartaz. O valor do ingresso é R$ 10,00.
As exibições são uma parceria entre a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, as distribuidoras Esfera Filmes e Pandora, a Embaixada da França, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français.
O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação Cinema RS – FUNDACINE.
GRADE DE HORÁRIOS
17 a 22 de novembro de 2015
17 de novembro (terça)
16:00 – Minha Irmã
18:00 – Tudo Perdoado
20:00 – Tomboy
18 de novembro (quarta)
16:00 – Minha Irmã
18:00 – Tudo Perdoado
20:00 – Tomboy
19 de novembro (quinta)
16:00 – Minha Irmã
18:00 – Tudo Perdoado
20:00 – Tomboy
20 de novembro (sexta)
16:00 – Minha Irmã
18:00 – Tudo Perdoado
20:00 – Tomboy
21 de novembro (sábado)
16:00 – Minha Irmã
18:00 – Tudo Perdoado
20:00 – Tomboy
22 de novembro (domingo)
16:00 – Minha Irmã
18:00 – Tudo Perdoado
20:00 – Tomboy
TOMBOY
(Tomboy)
Direção: Céline Sciamma
2011, 88 minutos
França
Laure (Zoé Héran) é uma garota de 10 anos, que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne (Malonn Lévana). A família se mudou há pouco tempo e, com isso, não conhece os vizinhos. Um dia Laure resolve ir na rua e conhece Lisa (Jeanne Disson), que a confunde com um menino. Laure, que usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, aceita a confusão e lhe diz que seu nome é Mickaël. A partir de então ela leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua falsa identidade.
Céline Sciamma nasceu em 1978 em Paris. É mestre em literatura francesa e estudou roteiro na La Fémis, em Paris. Seu primeiro trabalho como diretora, Lírios d'água, foi exibido na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes, e recebeu o prêmio Louis Delluc, na França. Tomboy, seu segundo filme, lhe garantiu o prêmio FIPRESCI no BAFICIFI e o Teddy no Festival de Berlim 2011. Lançou Garotas, o terceiro longa-metragem, sobre uma jovem oprimida que busca a liberdade em um novo grupo de amigas, no Festival de Cannes de 2014.
TUDO PERDOADO
(Tout est pardonné)
Dirigido por Mia Hansen-Løve
Paul Blain, Marie-Christine Friedrich, Victoire Rousseau
França, Áustria – 2007 – 105min
Em Viena, o escritor francês Victor (Paul Blain) é casado com a austríaca Annette (Marie-Christine Friedrich). Eles têm uma filha de seis anos chamada Pamela (Victoire Rousseau). Victor começa a tornar-se dependente de drogas e se afasta da família. Após onze anos, ele procura a filha Pamela ( Constance Rousseau) e tenta uma reaproximação.
MINHA IRMÃ
(L’Enfant d’en Haut)
dirigido por Ursula Meier
com Léa Seydoux, Kacey Mottet Klein
França, Suíça – 2012 – 97min
Distribuidora: Esfera Filmes
Simon tem 12 anos e ganha a vida com pequenos roubos numa estação de esqui na Suiça. Ele mora com sua irmã Louise nos pés da montanha, e revende os equipamentos roubados para vizinhos do conjunto habitacional em que vive. Mas Louise acaba de perder seu trabalho e passa a depender dos ganhos do irmão. Sem se dar conta, ela se torna cada vez mais dependente dele… Vencedor do Urso de Prata do Festival de Berlim 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário