quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Anahy de las Misiones e filmes de Kleber Mendonça Filho em cartaz




Nos dias 20 e 21 de setembro, a Cinemateca Capitólio recebe sessões especiais de Anahy de las Misiones, de Sergio Silva, dentro do Ciclo de Cinema Gauchesco, uma iniciativa do Consulado Geral da República Argentina em Porto Alegre, da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, do Instituto Estadual de Cinema de Rio Grande do Sul e da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria de Cultura de Porto Alegre, que celebram neste ano de 2016 a cultura gaucha/gaúcha que irmana a Argentina e o Rio Grande do Sul, com exibições em três espaços da cidade, a Sala P. F. Gastal, a Cinemateca Capitólio e a Cinemateca Paulo Amorim.

A partir do dia 22 de setembro, a Cinemateca Capitólio exibe os dois primeiros longas-metragens do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho: Crítico, documentário sobre a crítica de cinema, e sua arrebatadora estreia em longa de ficção, O Som ao Redor.

A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS –FUNDACINE.

Anahy de las Misiones

(Brasil, 1997, 110 minutos)
Direção: Sergio Silva
1839, interior do Rio Grande do Sul. Anahy (Araci Esteves) é uma mulher forte dos pampas, mãe de quatro filhos, todos de pais diferentes. Carregando uma carroça, ela luta para sobreviver em plena Revolução Farroupilha. Indiferente às paixões políticas, seu objetivo é sobreviver mascateando com caramurus (defensores do Império) e farrapos (revolucionários) o que consegue pilhar dos mortos nos combates.

O Som ao Redor

(Brasil, 2012, 131 minutos)
Direção: Kleber Mendonça Filho
A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.

Crítico

(Brasil, 2008, 80 minutos)
Direção: Kleber Mendonça Filho
Setenta críticos e cineastas discutem o cinema a partir do conflito que existe entre o artista e o observador, o criador e o crítico. Entre 1998 e 2007, Kleber Mendonça Filho registrou depoimentos sobre esta relação no Brasil, Estados Unidos e Europa, a partir da sua experiencia como crítico.

GRADE DE HORÁRIOS
CINEMATECA CAPITÓLIO
20 a 25 de setembro de 2016

20 de setembro (terça)
17h – Anahy de las Misiones
19h30 – Anahy de las Misiones

21 de setembro (quarta)
17h – Anahy de las Misiones
19h30 – Anahy de las Misiones

22 de setembro (quinta)
17h – Crítico
19h30 – O Som ao Redor

23 de setembro (sexta)
17h – O Som ao Redor
19h30 – Crítico

24 de setembro (sábado)
17h – Crítico
19h30 – O Som ao Redor

25 de setembro (domingo)
17h – O Som ao Redor

19h30 – Crítico

Nenhum comentário:

Postar um comentário