1. GESTÃO DE ACERVOS AUDIOVISUAIS, com Fernanda Coelho
de 03 a 05 de Novembro das 14h às 21h, na Cinemateca Capitólio
(dia 03 até às 18h)
20 vagas * Investimento: R$ 200
Curso viabilizado em parceria com o Programa de Alfabetização Audiovisual e a Coordenação de Cinema,
Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Porto Alegre.
Fernanda Coelho é graduada em Cinema, Rádio e TV pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP,
pós-graduada em Museologia pelo Instituto de Museologia da Fundação Escola de Sociologia e Política
de São Paulo – FESP-SP, e mestre em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da
Universidade de São Paulo – ECA/USP (2009) com a dissertação “A experiência brasileira na conservação
audiovisual: um estudo de caso”. Foi Coordenadora de Preservação na Cinemateca Brasileira/SAv/MinC
no período de 2000 a 2008 e em 2014, quando se aposentou do serviço público. Na área museológica
especializou-se em conservação preventiva e desde 2005 é professora convidada da pós-graduação da
FESP-SP no curso de Gestão de Arquivos. Atualmente é presidente do Conselho Regional de Museologia
– 4ª Região.
Programa do curso:
Tema 1: Definições básicas:
Noções básicas museologia: recolher, documentar, conservar, dar acesso.
Definições: documento audiovisual, patrimônio audiovisual e arquivo audiovisual.
Tema 2: Contexto histórico:
O surgimento da fotografia; do cinema; da televisão, suporte fonográficos;
Peculiaridades do documento audiovisual: produto da indústria cultural; mercado e tecnologias.
Ondas de mudança tecnológica: registro fotoquímico e magnético; sistemas analógicos x digitais.
Tema 3: Conhecimento do objeto:
Tipologia dos documentos audiovisuais: estrutura dos materiais; características físico-químicas; fragilidades
intrínsecas aos materiais.
Tema 4: Conservação do documento audiovisual:
Suportes audiovisuais: principais agentes de deterioração x ações preventivas
Área de guarda permanente: climatização, monitoramento.
Procedimentos de conservação preventiva e ações corretivas.
Tema 5: Catalogação do documento audiovisual:
Suportes audiovisuais: sistema de catalogação.
Particularidades do documento audiovisual no tratamento do conteúdo, dados básicos e organização da
Informação.
Tema 6: Acesso e ética no trato com documentos cuja preservação pressupõe constante duplicação.
Fidelidade à obra e ao autor; direitos legais, direitos do arquivo.
Acesse o blog do CEN para mais informações sobre os cursos ministrados:
de 03 a 05 de Novembro das 14h às 21h, na Cinemateca Capitólio
(dia 03 até às 18h)
20 vagas * Investimento: R$ 200
(dia 03 até às 18h)
20 vagas * Investimento: R$ 200
Curso viabilizado em parceria com o Programa de Alfabetização Audiovisual e a Coordenação de Cinema,
Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Porto Alegre.
Fernanda Coelho é graduada em Cinema, Rádio e TV pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP,
pós-graduada em Museologia pelo Instituto de Museologia da Fundação Escola de Sociologia e Política
de São Paulo – FESP-SP, e mestre em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da
Universidade de São Paulo – ECA/USP (2009) com a dissertação “A experiência brasileira na conservação
audiovisual: um estudo de caso”. Foi Coordenadora de Preservação na Cinemateca Brasileira/SAv/MinC
no período de 2000 a 2008 e em 2014, quando se aposentou do serviço público. Na área museológica
especializou-se em conservação preventiva e desde 2005 é professora convidada da pós-graduação da
FESP-SP no curso de Gestão de Arquivos. Atualmente é presidente do Conselho Regional de Museologia
– 4ª Região.
Programa do curso:
Tema 1: Definições básicas:
Noções básicas museologia: recolher, documentar, conservar, dar acesso.
Definições: documento audiovisual, patrimônio audiovisual e arquivo audiovisual.
Noções básicas museologia: recolher, documentar, conservar, dar acesso.
Definições: documento audiovisual, patrimônio audiovisual e arquivo audiovisual.
Tema 2: Contexto histórico:
O surgimento da fotografia; do cinema; da televisão, suporte fonográficos;
Peculiaridades do documento audiovisual: produto da indústria cultural; mercado e tecnologias.
Ondas de mudança tecnológica: registro fotoquímico e magnético; sistemas analógicos x digitais.
O surgimento da fotografia; do cinema; da televisão, suporte fonográficos;
Peculiaridades do documento audiovisual: produto da indústria cultural; mercado e tecnologias.
Ondas de mudança tecnológica: registro fotoquímico e magnético; sistemas analógicos x digitais.
Tema 3: Conhecimento do objeto:
Tipologia dos documentos audiovisuais: estrutura dos materiais; características físico-químicas; fragilidades
Tipologia dos documentos audiovisuais: estrutura dos materiais; características físico-químicas; fragilidades
intrínsecas aos materiais.
Tema 4: Conservação do documento audiovisual:
Suportes audiovisuais: principais agentes de deterioração x ações preventivas
Área de guarda permanente: climatização, monitoramento.
Procedimentos de conservação preventiva e ações corretivas.
Suportes audiovisuais: principais agentes de deterioração x ações preventivas
Área de guarda permanente: climatização, monitoramento.
Procedimentos de conservação preventiva e ações corretivas.
Tema 5: Catalogação do documento audiovisual:
Suportes audiovisuais: sistema de catalogação.
Particularidades do documento audiovisual no tratamento do conteúdo, dados básicos e organização da
Suportes audiovisuais: sistema de catalogação.
Particularidades do documento audiovisual no tratamento do conteúdo, dados básicos e organização da
Informação.
Tema 6: Acesso e ética no trato com documentos cuja preservação pressupõe constante duplicação.
Fidelidade à obra e ao autor; direitos legais, direitos do arquivo.
Fidelidade à obra e ao autor; direitos legais, direitos do arquivo.
Acesse o blog do CEN para mais informações sobre os cursos ministrados:
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