A primeira programação da
nova fase da Cinemateca Capitólio Petrobras após a instalação do
projetor DCP apresenta uma série de sessões especiais e estreias exclusivas.
Tudo começa com a quarta edição do LIFF
– Lume International Film Festival. Crise econômica mundial, violência
contra a mulher, reinserção social de ex-presidiários e crueldade animal são
alguns dos temas da seleção de Frederico Machado, diretor da Lume Filmes, em uma
curadoria baseada na qualidade artística, na inovação e na diversidade dos
filmes e das questões apresentadas. Nesta edição, o festival exibe obras de
cineastas de países como Cazaquistão, Suíça, Grécia, Rússia e Macedônia.
Quatro filmes inéditos em Porto Alegre marcam a programação
regular de abril, incluindo os últimos lançamentos do espanhol Albert Serra – o singular filme de
vampiro História da Minha Morte e A Morte de Luis XIV, exibido com
destaque no Festival de Cannes de 2016, com o mítico Jean-Pierre Léaud interpretando o Rei Sol. De Portugal, vem a deliciosa aventura juvenil John From, de João Nicolau, jovem representante da produtora O Som e a Fúria, já
conhecida no Brasil pelas realizações de Miguel Gomes, como Tabu e As Mil e uma
Noites. Da França, o radicalíssimo Apesar da Noite, retorno do maldito Philippe Grandrieux ao longa-metragem.
Também resgatamos neste mês o
documentário político Tio Bernard – Uma
Antilição de Economia, de Richard
Brouillette, que apresenta o pensamento de Bernard Maris contra o discurso
econômico que serve a propósitos opacos, difundido todos os dias nos jornais e
na televisão. O economista morreu em janeiro de 2015 no atentado ao jornal de
esquerda Charlie Hebdo, em Paris.
Já que a relação turbulenta
entre Joan Crawford e Bette Davis voltou à cena com a
elogiada série Feud, os novos fãs das duas divas às avessas e os velhos
admiradores do grande
cinema hollywoodiano poderão reencontrar o clássico O que Aconteceu com Baby Jane? , de Robert Aldrich, um dos diretores mais
importantes da virada moderna em Hollywood nos anos 1950 e 60. O Projeto Raros, evento tradicional da Sala P.
F. Gastal da Usina do Gasômetro ,
que entra em reforma em 2017, ganha nova casa e já começa o ano com tudo,
exibindo Raptus - O Diabólico Dr.
Hichcock, do mestre italiano Riccardo
Freda.
Duas novas exibições mensais
marcam a nossa programação: a Sessão da
Tarde, programa dominical com
filmes dublados para toda a família, apresenta neste mês A Invenção de Hugo Cabret, de Martin
Scorsese, que homenageia a história do cinema, celebrando a criatividade de
Georges Méliès. O Cineclube Academia das Musas, grupo de
pesquisa sobre os cinemas realizados por mulheres em diferentes épocas,
contextos e países, investiga o reino encantado que dom Sebastião fundou na Ilha de Lençóis, no
Nordeste brasileiro, com a exibição do filme O Touro e a presença da diretora Larissa Figueiredo.
Aproveite que é muito filme
na tela da Cinemateca
Capitólio Petrobras!
FILMES EM CARTAZ
(DIVULGAÇÃO SEMANAL DOS HORÁRIOS)
A Morte de Luis XIV
(La mort de Louis XIV)
115 min., 2016,
França/Portugal/Espanha
Direção: Albert Serra
Distribuição: Zeta Filmes
Agosto
1715. Depois de uma caminhada, Luís XIV sente uma dor na perna. Nos próximos
dias, o Rei continua a cumprir seus deveres e obrigações, mas seu sono é
intranquilo, ele tem febre, mal se alimenta e está cada dia mais fraco. Albert
Serra reconstrói os dias da lenta agonia do maior Rei da França, interpretado
magistralmente por Jean-Pierre Léaud, rodeado em seu quarto por seus fiéis
seguidores e pelos médicos, e que marcará o fim de um reinado de 72 anos do Rei
Sol. Exibição em DCP.
Classificação
indicativa: 12 anos
História da Minha Morte
(Historia de la meva mort)
Direção: Albert Serra
Distribuição: Supo Mungam
Films
Casanova
(Vicenç Altaió) é um Marquês já de certa idade que sempre anda acompanhado do
seu servo e é conhecido por suas conquistas sexuais. Ele acabou de chegar em
uma pequena aldeia de camponeses cercada por florestas, onde misteriosamente
encontra o Conde Drácula (Eliseu Huertas). Localizado em algum lugar entre os
séculos XVIII e XIX o filme mostra personagens mitológicos em estranhos e
eróticos ambientes. Exibição em DCP. Classificação indicativa: 14 anos
95 min., 2015, Portugal/Brasil
Direção: João Nicolau
Distribuição: Fênix Filmes
Rita é uma adolescente que não tem muito o que fazer na vida
e ocupa o tempo ocioso pegando sol na varanda e interagindo com sua melhor
amiga Sara no prédio onde moram. Um dia ela se interessa por um novo vizinho
bem mais velho que
ela e tenta atrair sua atenção. Classificação
indicativa: livre.
Apesar da Noite
(Malgré la nuit)
150 min., 2015, França/Canadá
Direção: Philippe Grandrieux
Distribuição: Zeta Filmes
Lenz deixa a Inglaterra e
retorna a Paris em
busca de Madeleine , que desapareceu em circunstâncias
incertas. Ele conhece Hélène, uma enfermeira em luto com a
perda de seu filho. Assim começa uma história de amor febril em um cenário de
tristeza, paixão, sexo, sadomasoquismo e autodestruição. Uma exploração sensual
do lado obscuro do amor, um retrato íntimo do ciúme e do arrependimento. Em seu
quarto filme de ficção (o último foi Um lago, de 2009), Philippe Grandrieux
constrói mais uma obra livre dos padrões narrativos tradicionais. Um dos
cineastas mais experimentais e intuitivos do cinema francês, Grandrieux se
reinventa, mais uma vez, em busca de novas formas de representação visual.
Exibição em DCP. Classificação: 18 anos.
Tio Bernard – Uma Antilição de Economia
(Oncle Bernard - L'anti-leçon
d'économie)
80 min, 2015, França
Direção: Richard Brouillette
Distribuição: Vai e Vem
Um
filme em torno do pensamento do economista francês Bernard Maris, também
conhecido como Tio Bernard, morto em janeiro de 2015 nos atentados ao jornal
hebdomadário Charlie Hebdo, em Paris. Além de editor do semanário, Bernard era
economista, professor universitário e autor de diversos livros na área de
economia. Mas, para além das qualificações que podem ser elencadas a partir de
seu extenso currículo, o que este documentário do diretor canadense Richard
Brouillette deixa transparecer é o quanto Maris era, acima de tudo, um
humanista. Pensador não ortodoxo ele pregava, de maneira muito racional, a
desconstrução do discurso econômico hegemônico (ou do ‘terrorismo da palavra’,
segundo seus próprios termos), denunciando sua incongruência, e se posicionando
ferrenhamente em favor de valores coletivos e de bem-estar social: “Se tem duas
noções que o capitalismo desconhece”, afirma Maris, “é a noção de bem e mal: o
que importa aí é ganhar dinheiro”. A partir daí o que ele faz é esmiuçar,
tentar destruir a “aura intocável” do discurso econômico que serve a propósitos
opacos e que é difundido todos os dias nos jornais e na televisão em som uníssono. Exibição
em DCP. Classificação indicativa: livre.
SESSÕES ESPECIAIS
CLÁSSICO EM EXIBIÇÃO
O que Aconteceu com Baby Jane? (a partir
de 4 de abril)
(What Ever Happened to Baby Jane?)
134 min., Estados Unidos,
1962
Direção: Robert Aldrich
Distribuidora: MPLC
Bette Davis é Jane Hudson,
uma artista que alcançou a fama quando menina e ficou conhecida como "Baby
Jane". Agora, envelhecida e distante do público há muitos anos, vive
encerrada em uma mansão com sua irmã, Blanche Hudson (Joan Crawford). Um acidente
que selou a sorte das duas terminou a carreira brilhante de Blanche e acelerou
a decadência geral de Jane. Disposta a brilhar nos palcos novamente, Jane volta
a Baby Jane ,
passando por cima de tudo e de todos para atingir seu objetivo. A trama
surpreende e mostra que as aparências enganam: afinal, o que terá acontecido a Baby Jane? Exibição em
HD. Classificação indicativa: 12 anos.
CINECLUBE ACADEMIA DAS MUSAS
O Touro (4 de abril, 20h)
78 min., Brasil, 2015
Direção: Larissa Figueiredo
Quando o rei português dom
Sebastião perdeu a batalha de Alcácer Quibir, seu corpo foi engolido pelas
areias do Marrocos e desapareceu. Seu espírito, no entanto, organizou um
exército que passou a explorar novas terras, até chegar ao Brasil. Na Ilha de
Lençóis, no Nordeste brasileiro, dom Sebastião fundou seu reino encantado. Ele
vagueia na forma de um touro negro, que tem uma estrela na testa. Um dia, sua
filha voltará à ilha empunhando uma espada dourada. Exibição em DCP. Após a sessão, debate com a realizadora
Larissa Figueiredo.
SESSÃO DA TARDE (30 de abril, 16h)
A Invenção de Hugo Cabret
(Hugo)
Direção: Martin Scorsese
Distribuição: MPLC
Ambientado
na Paris da década de 1930, o filme mostra um órfão que vive nas ruas próximas
à estação de trem e é envolvido em um mistério que envolve seu falecido pai e
um robô. Grande homenagem de Martin Scorsese ao pioneiro Georges Méliès. Exibição dublada em HD.
PROJETO RAROS (14 de abril, 20h)
Raptus - O Diabólico Dr. Hichcock
L'orribile segreto del Dr.
Hichcock
85 min., Itália, 1962
Direção: Riccardo Freda
Qual
é o terrível segredo do Dr. Hichcock? Essa é a pergunta a ser respondida neste
clássico do horror gótico italiano, dirigido por Robert Hampton, também
conhecido como Riccardo Freda, mentor de Mario Bava e célebre por ter ensinado
os técnicos da Atlântida a filmar brigas, além de bater em Anselmo Duarte. A
sinopse do filme lembra muito Rebecca, de Alfred Hitchcock: a nova esposa de um
cirurgião sente a presença da falecida esposa anterior de seu marido, e tenta
descobrir a verdade. A resposta é bem mais complexa do que parece... as
circunstâncias de sua morte a farão descobrir preferências, digamos, pouco
ortodoxas do doutor, que gosta de suas amantes bem frias e duras. Dr Hichcock é
estrelado pela princesa do gótico italiano, a britânica Barbara Steele. O
roteiro é de Ernesto Gastaldi, veterano da pulp fiction italiana e melhor
roteirista do cinema fantástico local. Ao contrário de Bava, que lançou o
gênero com fotografia em preto e branco, aqui vemos a estranha paleta de cores
de Fredda, puxando para o verde, que lembra aquelas revistas colorizadas a mão.
A versão a ser exibida é a lançada originalmente nos EUA, com pouco mais de 80
minutos. Exibição em HD com legendas em inglês. Classificação indicativa: 14
anos. Após a sessão, debate com o
pesquisador Carlos Thomaz Albornoz.
SESSÃO DE LANÇAMENTO (5 de abril, 20h)
Saúde da Família: Cultura, Alteridade e Formação
72 min.,
Brasil, 2017.
Direção: Diogo
Vaz e Gabriela Fávero Alberti
O documentário é construído
através de entrevistas com profissionais de saúde, trabalhadores da Unidade de
Saúde da Família Estrada dos Alpes, zona sul de Porto Alegre. Concebido no
primeiro semestre de 2016, a partir da vivência de dois residentes em Saúde
Coletiva, o documentário fala desde o fluxo de atendimento e organização do
trabalho da equipe de saúde, até as implicações do território e da cultura da
comunidade na produção de cuidado. Exibição digital. Após a sessão, debate com a equipe do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário