sexta-feira, 16 de junho de 2017

Trilhas Filmadas: Metrópolis




EXIBIÇÃO DE METRÓPOLIS COM TRILHA AO VIVO NA CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS

No sábado e no domingo, 24 e 25 de junho, sempre às 20h, acontecem duas sessões da primeira edição do projeto Trilhas Filmadas. Nando Barth, Lavalle, CoraZonDeLLoco, Phantom Powers e Dominik criam ao vivo uma nova trilha sonora para o clássico Metrópolis (1927, 153 minutos), de Fritz Lang. Trilhas Filmadas busca recriar uma atmosfera contemporânea através de breves intervenções sonoras e momentos dedicados a canções autorais. Produção e curadoria de Carlos Ferreira. O valor único promocional do ingresso é R$ 15,00. Os ingressos serão vendidos a partir de terça-feira, 20 de junho. 

PROJETO TRILHAS FILMADAS

Desde a primeira e histórica projeção dos irmãos Lumière, em 1895, as imagens da sétima arte já tinham um acompanhamento musical. Porém, o fundo musical era geralmente uma improvisação solo feita por pianistas ou organistas, e a música raramente coincidia com as narrativas da tela. A partir de 1910 começaram a ser editadas partituras para piano e orquestra, que transmitiriam os "climas" apropriados para cenas específicas. No entanto, o problema de sincronização entre cena e trilha sonora ainda não tinha sido resolvido. Só na década seguinte chegou-se a uma solução para este impasse, com a encomenda dos primeiros scores, ou seja: música incidental feita exclusivamente para determinado filme. Até hoje a música do filme está em harmonia com o diálogo e a imagem, estabelecendo o tom de um filme. Independentemente de ser clássica, jazz, eletrônica ou qualquer outro gênero, todo o material musical expressamente composto ou exibido num filme pode ser definido como a música do filme. 


METRÓPOLIS

Metrópolis é um filme alemão de ficção científica lançado em 1927, dirigido pelo cineasta austríaco Fritz Lang. Foi, na época, a mais cara produção até então filmada na Europa, e é considerado por especialistas um dos grandes expoentes do expressionismo alemão e também foi uma obra-prima à frente do seu tempo, já que pode se dizer que continua atual. O roteiro, baseado em romance de Thea von Harbou, foi escrito por ela, em parceria com Lang. Em 2008 foram reencontrados, na Argentina, 30 minutos de metragem deste clássico. Tal parte foi restaurada e acrescentada à versão conhecida. Na Berlinale 2010, o filme teve 83 anos depois, a sua segunda estreia mundial. Músicos representativos da cena eletrônica, guitarbands e jazz de Porto Alegre orquestram performances ao vivo criando uma nova trilha sonora para clássicos fimes mudos. Nessa primeira edição o filme escolhido é Metrópolis, um clássico do expressionismo alemão. Logo, o presente projeto busca recriar uma atmosfera sonora contemporânea através de breves intervenções sonoras e momentos dedicado a canções autorais. 

OS ARTISTAS 

Nando Barth: Um dos músicos expoentes da cena pop eletrônica. Atuou em diversas bandas nascentes da cena eletrônica da cidade de Porto Alegre, bandas com a Spleen e Adventure. Lavalle: Carlos Ferreira/Lavalle (arte gráfica, trompete e colagens sonoras): noir tango eletrônico incidental. Projeto iniciado em 1999 pelo artista gráfico Carlos Ferreira é composto de narrativas bases eletrônicas e um orgânico trompete de improviso sujo e ruídos. 

CoraZonDeLLoco é o alter ego de Rafael Rodrigues, sound designer, Dj, produtor e pesquisador sonoro, criador das antológicas festas Batô e Frekuencia, que junto de outros núcleos fizeram com que uma nova cena de arte eletrônica eclodisse na cidade. Em seus sets cria paisagens sonoras que misturam atmosferas híbridas e profundas entre ritmos folclóricos e étnicos com a cadência do downtempo e do slow techno, convergindo em uma experiência sensorial impactante nas pistas por onde se apresenta. 

Phantom Powers (Com a participação da cantora Tatiana Mattioni Pizetta): 

Os Phantom Powers são uma dupla formada por Tio Vico e Ray-Z. O show é pulsante e com muita dinâmica, calcado no rock and roll de diversas épocas. A formação reduzida é um atrativo à parte pois a dupla soa como uma banda completa. Ray Zimmer (Ray-Z) toca guitarra barítono, que tanto pode fazer o papel da guitarra como do baixo. Tio Vico canta, toca bumbo, caixa e hi-hat com os pés, guitarra (especialmente modificada para ter som de violão e guitarra estéreo). 

MC HMRCMPLTT: 

O duo emergente do sul do Brasil, MC HMMRCMPLTT, foi formado em 2017 com a junção de dois exploradores da música eletrônica: Dominik Pytlik e Hetser Offscreen. Os dois se encontram a partir de vivências no cenário eletrônico de Porto Alegre, e potencializam suas pesquisas com sonoridades diferentes e originais que se completam, o live deles se desenvolve a partir da imagem que o ambiente expõe. O polonês Dominik, com base no Brasil, está conectado com a música eletrônica desde 2008 na Polônia. Em 2009 começou seus primeiros e de muita pesquisa, dedicação e bom gosto na seleção musical, vem trabalhando o seu espaço no cenário eletrônico brasileiro. Hetser começou a experimentação e produção de música eletrônica no início de 2014 no sul do Brasil, misturando instrumentos digitais e analógicos, samples e texturas sonoras originais para criar novas ondas eletrocorporais. Entrando e saindo de alguns gêneros da músicas eletrônica como, Techno, Beats e Ketapop, Hetser também mistura suas influencias brasileiras na sua criação e apresentação musical. 

Apoio: Sonora Cultural Otto Desenhos Animados Axis Anima Atelier de Massas




Nenhum comentário:

Postar um comentário