quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Camerata Pampeana e As Mulheres de Bah! no Concertos Capitólio


A Secretaria da Cultura de Porto Alegre retoma no próximo dia 7 de agosto, às 18h, após um breve intervalo durante o mês de julho, o projeto Concertos Capitólio. A exemplo do que já acontece na Pinacoteca Ruben Berta (com o projeto Clássicos na Pinacoteca), o projeto Concertos Capitólio tem o objetivo de promover apresentações de música erudita em um espaço destinado a outra atividade fim (no caso, o cinema), e ocorre sempre no primeiro sábado de cada mês, com entrada franca. Excepcionalmente nesta edição o Concertos Capitólio acontece no domingo e tem como atrações os grupos Camerata Pampeana e As Mulheres de Bah!.

A Camerata Pampeana foi criada pelo maestro Tasso Bangel em setembro de 2011, com o propósito de divulgar a música regional gaúcha, com um novo som, como fez com o Conjunto Vocal Farroupilha, há 60 anos atrás. O grupo é formado pelos músicos Felipe Karam (1° violino), Rosângela dos Santos (2° violino), Gabriela Vilanova (viola), Philip Mayer (violoncelo), Diego Costa (violão), Miguel Tejera (baixo) e Maestro Tasso Bangel (acordeon). A Camerata Pampeana tem recebido uma resposta entusiasmada em suas diversas apresentações, seja em shows, concertos, televisão e críticas musicais. O maestro Tasso Bangel e a Camerata Pampeana receberam os prêmios de melhor compositor, melhor arranjador e melhor grupo instrumental, pelo CD Cidade e Campo, no Prêmio Açorianos de Música 2013/14. O disco é um mix de som, amor e cultura pampeana de ontem e hoje.

O grupo As Mulheres de Bah é fruto do encontro de sete mulheres, que desenvolvem sua proposta pedagógica como professoras na Casa da Música. São seis instrumentistas e uma cantora que, juntas, fazem uma releitura da música do período barroco, dando um toque feminino à música de Bach, Vivaldi e Handel, dentre outros. As harmonias do cravo se misturam ao som das cordas e flauta e se contrapõem às belas melodias da voz, dando um colorido e um toque diferenciado à música deste novo grupo que surge na capital gaúcha. O grupo é formado por Andiara Mumbach (soprano), Ana Lascano (flauta transversal), Manoela Lampert (violino) Rosângela dos Santos (violino e viola), Estela Kohlrausch (viola) Rachel Alquati (violoncelo) e Luciana Malacarne (cravo).

PROGRAMA

Parte 1
Camerata Pampeana
Coração Farroupilha (Tasso Bangel)
Tradição (Tasso Bangel)
Negrinho do Pastoreio (L.C.Barbosa Lessa)
Gauchinha Bem-querer (Tito Madi)
Fantasia Pampeana nº1 (Arr: Tasso Bangel)
Noturna (Julián Plaza)
Santa Morena (Jacob do Bandolim)
Fantasia Pampeana nº2 (Arr: Tasso Bangel)
-Meu Chamamé (Tasso Bangel)

Parte 2
As Mulheres de Bah!
Cantate BWV 209 (J.S.Bach)
"Non sa che sia Dolore"
Sinfonia
Recitativo
Arie
Recitativo

Arie

Nenhum comentário:

Postar um comentário