sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Cine-debate do Seminário Nilo Feijó: da escravização à reparação no Rio Grande do Sul



Na terça-feira, 29 de novembro, às 19h, acontece um cine-debate na Cinemateca Capitólio sobre ações afirmativas para superação das desigualdades étnico-raciais, apresentando os documentários Caminhos da Religiosidade Afro-riograndense (2013, 47 min), de Ari Pedro Oro, José Francisco Souza Santos da Silva e Rafael Derois Santos, e Além do mérito (2014, 26 min), de Giuliano Lucas, sobre a luta pela implementação das ações afirmativas na UFRGS. Entrada franca.

O evento integra a programação do Seminário Nilo Feijó: da escravização à reparação no Rio Grande do Sul, promovido pela Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra, da OAB-RS, que conta com apoio cultural da Cinemateca Capitólio.

Estarão presentes no debate os realizadores dos documentários, com a presença especial da Yalorixá Ieda do Ogum, do Ilê Nação Oyó, importante centro afro-religioso de Porto Alegre e personagem central do documentário "Caminhos da Religiosidade Afro-riograndense". Renato Dornelles, membro convidado da Subcomissão, é o responsável pelo debate após a apresentação dos documentários.

Convidados para assistir à sessão membros de comunidades quilombolas, migrantes haitianos e público inscrito no Seminário Nilo Feijó, que reunirá militantes e ativistas do movimento negro, comunidade acadêmica e membros da OAB/RS. Haverá transmissão ao vivo para demais interessados através do site www.seminarionilofeijo2016.com.br.

Sobre o Seminário Nilo Feijó: da escravização à reparação no Rio Grande do Sul.
Entre os dias 28 a 30 de novembro de 2016, o Seminário Nilo Feijó: da escravização à reparação no Rio Grande do Sul abrirá as portas da OAB/RS para discussão sobre o legado da escravidão no Rio Grande do Sul, as desigualdades étnico-raciais no estado, as ações e políticas afirmativas e a reparação para a população negra, com o objetivo de fornecer subsídios para a construção do Relatório da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra no Rio Grande do Sul.

Maiores informações através do site: www.seminarionilofeijo2016.com.br

Serviço:

Cine-debate com realizadores do documentário "Caminhos da Religiosidade Afro-riograndense", José Francisco Souza Santos da Silva e Rafael Derois Santos, e com Giuliano Lucas, realizador do documentário "Além do mérito", sobre as ações afirmativas na UFRGS

/ Documentário "Caminhos da Religiosidade Afro-riograndense" (2013, 47 min), de Ari Pedro Oro, José Francisco Souza Santos da Silva e Rafael Derois Santos

/ Documentário "Além do mérito" (2014, 26 min), de Giuliano Lucas

// Participação especial da Yalorixá Ieda do Ogum, do Ilê Nação Oyó

// Debatedor: Renato Dornelles, Membro Convidado da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra – OAB/RS

Data: 29/11/2016,
Horário: 19:00
Local: Cinemateca Capitólio
Ingressos gratuitos limitados para participantes do Seminário Nilo Feijó: da escravização à reparação no Rio Grande do Sul
Transmissão ao vivo pelo site www.seminarionilofeijo2016.com.br

Sobre realizadores participantes do Cine-Debate:


Realizador dos documentários "Caminhos da Religiosidade Afro-riograndense" e “Clubes Negros de POA...uma história a ser contada”. Bacharel em Ciências Sociais (UFRGS) e em Publicidade (PUCRS). Diretor-Executivo do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ), que tem por objetivo assessorar a organização política dos quilombolas e incentivar a articulação entre as comunidades do RS. Coordenador da Rede Brasil Afroempreendedor (REAFRO), que promove a unidade e envolvimento dos afroempreendedores do Rio Grande do Sul. É membro convidado da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra do Rio Grande do Sul - OAB-RS


Realizador do documentário "Caminhos da Religiosidade Afro-riograndense". É bacharel em Ciências Sociais e mestre em Antropologia Social (UFRGS). Servidor da do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, integra o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos – NEABI/UFRGS, com foco na execução de projetos em educação cidadã, diversidade e difusão cultural.


Realizador do documentário "Além do Mérito" (2014), sobre a luta para implementação das cotas étnico-raciais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além de documentarista, é também fotógrafo, sem deixar de explorar outros ramos artísticos. Foi vencedor do Prêmio FUNARTE de Arte Negra, em 2013, com o projeto Casa Grande, em colaboração com os artistas Estêvão Haeser, Leandro Machado, Luisa Gabriela, Marcelo Monteiro, Michele Zgiet, Rafael Silveira, Silvana Rodrigues e Waldemar Max Já participou de diversas mostras, como "Obras: Em Construção", na Casa de Cultura Mário Quintana (2013), e "Exposição: Porto Negro", no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (2016).

GRADE DE HORÁRIOS
29 de novembro a 04 de dezembro de 2016

29 de novembro (terça)
19h – Cine-debate – Seminário Nilo Feijó: da escravização à reparação no Rio Grande do Sul

30 de novembro (quarta)
15h – Eles Voltam
17h – Girimunho
19h30 – Sudoeste

01 de dezembro (quinta)
15h – Histórias que Só Existem Quando Lembradas
17h – Sudoeste
19h30 – Girimunho

02 de dezembro (sexta)
15h – Girimunho
17h – Eles Voltam
19h30 – Sudoeste

03 de dezembro (sábado)
15h – Sudoeste
19h30 – A Paixão de JL

04 de dezembro (domingo)
15h – Histórias que Só Existem Quando Lembradas
17h – Sudoeste
19h30 – Eles Voltam


A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS –FUNDACINE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário