A partir de 22 de novembro, a
Cinemateca Capitólio exibe
em parceria com a
distribuidora Vitrine
Filmes uma seleção de obras do Novíssimo Cinema Brasileiro. Na primeira
semana, serão projetados Eles
Voltam (2014), de Marcelo
Lordello, Girimunho
(2012), de Clarissa Campolina e
Helvécio Marins Jr. e Histórias que Só Existem Quando Lembradas
(2012), de Julia Murat. O valor do
ingresso é R$ 10,00.
Colocado em debate no final da década de
2000, a
partir de textos e discussões pautadas por críticos e pesquisadores como Marcelo
Ikeda, Eduardo Valente
e José
Geraldo Couto, o rótulo “novíssimo cinema brasileiro” ganhou
adesões e agressões imediatas e calorosas. Por mais que pairasse a dúvida sobre
a validade da reunião de obras díspares, notou-se muitas vezes a necessidade de
aproximar tais realizações dentro de um contexto de transformação da produção
cinematográfica brasileira.
Mais do que reviver um debate sobre
conceitos que parece adormecido nos últimos anos, a mostra oferece ao espectador
porto-alegrense a oportunidade de rever e descobrir as proposições estéticas e
narrativas de realizações contemporâneas brasileiras em conjunto. Resgatando
filmes que tiveram vida curta no circuito comercial , em muitas
cópias 35mm inéditas na cidade (boa parte foi exibida apenas em digital), a
mostra reúne obras de diferentes realizadores possibilitando um olhar panorâmico
e crítico da instigante produção da nova geração brasileira.
Referências:
O “novíssimo
cinema brasileiro”. Sinais de uma renovação, artigo de Marcelo Ikeda.
https://cinelatino.revues.org/597
'Novíssimo'
cinema brasileiro: práticas, representações e circuitos de independência, Tese
de Doutorado de Maria
Carolina de Vasconcelos e Oliveira. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-19032015-172224/pt-br.php
FILMES
GIRIMUNHO
(2012, 88min)
Direção:
Helvécio Marins Jr., Clarissa Campolina
Elenco: Maria
Sebastiana
Esta é a
história de duas mulheres que observam os redemoinhos no rio, em pleno sertão
mineiro. Uma delas perdeu o marido, e sofre em silêncio, tendo apenas as
novidades dos netos como consolação. A outra carrega consigo um tambor, e marca
o ambiente com seus sons.
HISTÓRIAS QUE SÓ
EXISTEM QUANDO LEMBRADAS
(2012, 98min)
Direção:
Julia Murat
Elenco:
Sonia
Guedes , Lisa E.
Favero , Luiz Serra
Jotuomba fica
localizada no Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro. Nos anos 30 as até
então ricas fazendas de café foram à falência, derrubando a economia local.
Madalena (Sônia
Guedes ), uma velha padeira, continua vivendo na cidade. Ela é
muito ligada à memória de seu marido morto, que está enterrado no único
cemitério local, hoje trancado. Sua vida começa a mudar quando Rita (Lisa E.
Fávaro), uma jovem fotógrafa, chega na cidade.
ELES
VOLTAM
(2014,
100min)
Direção:
Marcelo Lordello
Elenco:
Maria Luiza
Tavares , Georgio Kokkosi, Elayne de
Moura
Cris (Maria
Luíza Tavares) e Peu (Georgio Kokkosi), seu irmão mais velho , são deixados na beira de uma
estrada pelos próprios pais. Os irmãos foram castigados por brigar
constantemente durante uma viagem à praia. Após algumas horas, percebendo que os
pais não retornaram, Peu parte em busca de um posto de gasolina. Cris permanece
no local por um dia inteiro e, sem notícias dos pais ou do irmão, decide
percorrer ela mesma o caminho de volta para casa.
GRADE DE
HORÁRIOS
22 a 27 de novembro de
2016
22 de novembro
(terça)
20h – Eles
Voltam
23 de novembro
(quarta)
16h – Eles
Voltam
18h –
Histórias que Só Existem Quando Lembradas
20h –
Girimunho
24 de novembro
(quinta)
16h –
Girimunho
18h – Eles
Voltam
20h –
Histórias que Só Existem Quando Lembradas
25 de novembro
(sexta)
16h –
Histórias que Só Existem Quando Lembradas
18h –
Girimunho
20h – Eles
Voltam
26 de novembro
(sábado)
16h – Amor
Maldito
18h –
Histórias que Só Existem Quando Lembradas
20h –
Girimunho
27 de novembro
(domingo)
16h – Amor
Maldito
18h – Eles
Voltam
20h –
Histórias que Só Existem Quando Lembradas
ACinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS –FUNDACINE.
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