quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Cinemateca Capitólio recebe concerto de Natal da Banda Municipal

No próximo sábado, dia 17 de dezembro, às 17h, a Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085) recebe a Banda Municipal de Porto Alegre para a realização de seu tradicional concerto de Natal.
A apresentação inclui obras de compositores como Lupicínio Rodrigues, Dorival Caymmi, Tom Jobim. Adoniran Barbosa e Chico Buarque, além de clássicos natalinos. A apresentação da Banda Municipal na Cinemateca Capitólio tem entrada franca, com retirada de senhas a partir das 16h30.

Banda Municipal de Porto Alegre

Fundada em 1925, a Banda Municipal é uma referência cívica, cultural e social da cidade. Hoje com 41 integrantes, o grupo realiza apresentações periódicas no Teatro Renascença e também em outros locais públicos de Porto Alegre. Também realiza concertos com participação de intérpretes e compositores da música popular, mostrando novos arranjos para canções conhecidas do público.

 A estreia se deu no Theatro São Pedro, em 13 de junho de 1926. Posteriormente, as apresentações passaram também a ser realizadas nas praças públicas e no primeiro Auditório Araújo Vianna, então localizado onde se encontra hoje a Assembleia Legislativa. Com a morte de Otávio Rocha, a Banda sofreu seu primeiro revés, pois a nova administração municipal entendeu que a manutenção do grupo era por demais onerosa. A população, entretanto, protestou, e a Banda foi reorganizada, com o efetivo reduzido para 42 instrumentistas. Em 1950, com a aposentadoria do maestro Leonardi, substituído pelo professor Júlio Grau, este número seria reduzido ainda mais: 35 músicos. Posteriormente, durante o governo de Ildo Meneghetti, a Banda foi incorporada à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, quando da fundação desta. Em 1957, os cargos componentes da Banda foram declarados excedentes, o que na prática significou sua extinção. Somente em 1976 a Prefeitura voltou a avaliar o significado da Banda para a vida cultural da cidade, reinstituindo-a em caráter experimental. Em 1979, a regência foi assumida por Alcides Macedo, o "Macedinho", e o grupo voltou a projetar-se no panorama musical, fazendo-se presente em retretas, solenidades e atos cívicos. Com a criação da Secretaria Municipal de Cultura, em 1988, a Banda foi incorporada a este órgão, subordinada à Unidade de Música.
PROGRAMA

1- Suite Nordestina – Mestre Duda
2- Lupicínio In Concert – Lupicínio Rodrigues
3- O Samba da Minha Terra – Dorival Caymmi
4- Águas de Março – Tom Jobim
5- Trem das Onze – Adoniran Barbosa
6- Homenagem ao Malandro – Chico Buarque
7- Copacabana – Braguinha & Alberto Ribeiro
8- Ponteio – Edu Lobo
9- Santana a Portrait – T. Coster/ T. Puente/ C. Santana/J.Shur/ R. Thomas
10- Happy – Pharrel Williams
11- A Classical Christmas
12- Jingle Bell Rock
13-A Chistmas Finale
14- Boas Festas


Nenhum comentário:

Postar um comentário