A partir de
terça-feira, 13 de junho, a Cinemateca
Capitólio
Petrobras exibe o clássico O Estranho Que Nós Amamos, dirigido por
Don Siegel e protagonizado por
Clint Eastwood, obra-prima que
acabou de ganhar uma refilmagem de Sofia Coppola. O valor do ingresso para o
filme de Don Siegel é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
Na
quinta-feira, 15 de junho, entram em cartaz dois filmes inéditos em Porto
Alegre – o
chinês A VIDA APÓS A VIDA,
dirigido por Zhang Hanyi e
produzido pelo renomado Jia Zhang-ke; e o vencedor do Leão de Ouro do último
Festival de Veneza, A MULHER QUE SE
FOI, novo drama monumental do diretor filipino Lav Diaz. O valor do ingresso para as
estreias é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
SESSÕES
ESPECIAIS
Na
sexta-feira, 16 de junho, às 20h, o Projeto
Raros exibe na Cinemateca Capitólio Petrobras
o filme SYMPTOMS (1974, 92'),
dirigido por José Ramon Larraz.
Projeção em HD com legendas em português. Após a sessão, acontece debate com os
pesquisadores Carlos Thomaz Albornoz e
Paulo Blob. Entrada franca.
Na
quarta-feira, 14 de junho, às 20h, acontece o pré-lançamento do novo
curta-metragem de Antonio
Carlos Textor , A
LIGA DOS CANELAS PRETAS. Entrada franca.
FILMES
EM EXIBIÇÃO
O
Estranho Que Nós Amamos
(The
Beguiled)
105 min.,
Estados Unidos, 1971
Direção: Don
Siegel
Distribuição:
MPLC
Clint
Eastwood e Geraldine Page estrelam este tenso drama psicológico sobre amor e
traição. Durante a Guerra Civil Americana, um soldado da União ferido é abrigado
pela diretora e pelas estudantes de um colégio para garotas no Sul do país.
Enquanto sua saúde melhora, seu desejo aumenta. Poderá ele confiar que estas
mulheres não irão entregá-lo? Exibição em HD.
A
Mulher Que Se Foi
(Ang Babaeng
Humayo)
228 minutos,
Filipinas, 2016
Direção: Lav
Diaz
Distribuição:
Zeta Filmes
Horacia
passou os últimos 30 anos numa penitenciária feminina. Ex-professora de escola
primária, ela leva uma vida tranquila ajudando suas companheiras a praticarem a leitura
e a escrita. Quando outra detenta confessa ter cometido o crime
original, Horacia é libertada e parte em busca de sua família então distante.
Enquanto procura pelo filho desaparecido, Junior, Horacia descobre novamente sua
terra natal – as Filipinas do final dos anos 1990 –, apenas para concluir que
seus habitantes vivem aterrorizados pela corrupção e sequestros desenfreados.
Sua personalidade generosa fica contaminada por sentimentos de vingança. A
mulher que se foi recebeu o
Leão de Ouro na Mostra de Cinema de Veneza, em 2016. Exibição
em DCP.
A
Vida Após a Vida
(Zhi fan ye
mão)
80 min.,
China, 2016
Direção:
Zhang Hanyi
Distribuição:
Zeta Filmes
Poucos
moradores ainda vivem na pequena província chinesa de Shanxi, muitos se mudaram
ou morreram, muitas casas abandonadas desabaram e alguns fantasmas voltaram. O
espírito de Xiuying vagou por mais de uma década e retornou à aldeia através do
corpo do filho, Leilei. Ela quer mover a árvore que plantou no jardim da família
do marido quando se casou. Através da visão do passado de Xiuying vemos o que
restou no presente, as pessoas, a reencarnação. Zhang Hanyi, em seu primeiro
filme, capta o espectro entre a
vida e o esquecimento. Exibição em DCP.
Symptoms
93 min.,
Inglaterra, 1974
Direção: José
Ramon Larraz
Uma
mulher vai para uma mansão no interior da Inglaterra a convite de sua amiga. O
problema é que a mansão não é o que parece – e nem a
amiga!
Indicado pela Inglaterra para o Festival de Cannes de 1973 e admirado pelo ator Jack Nicholson, então membro do júri, o filme do espanhol José Ramon Larraz andava fora de circulação desde 1983. Foi restaurado pela BBFC em 2016. Ao aproximar a tensão erótica e o terror, em sua época foi muito comparado a Repulsa ao Sexo de Roman Polanski. Exibição em HD.
Indicado pela Inglaterra para o Festival de Cannes de 1973 e admirado pelo ator Jack Nicholson, então membro do júri, o filme do espanhol José Ramon Larraz andava fora de circulação desde 1983. Foi restaurado pela BBFC em 2016. Ao aproximar a tensão erótica e o terror, em sua época foi muito comparado a Repulsa ao Sexo de Roman Polanski. Exibição em HD.
A
Liga dos Canelas Pretas
26
min., Brasil, 2017
Direção:
Antonio Carlos
Textor
O
filme é baseado em materiais de arquivo e depoimentos de pessoas que combatem o
preconceito racial no Rio Grande do Sul. As narrativas abrangem fatos históricos
do final do século XIX e início do século XX, sobre inserção do negro na prática
do futebol que era esporte da elite branca. Com representações ficcionais, visa
ilustrar como se deu o
processo de ingresso do negro no futebol e em paralelo, na
sociedade rio-grandense, considerando a resistência alimentada, na época, por
uma postura racista, herança da sociedade escravocrata e também, pelo sucessivo
e cruel, processo conhecido como “branqueamento”, pelo qual o Brasil passou após o final da
escravidão. Exibição em HD.
GRADE
DE HORÁRIOS
13 de
junho (terça)
16h – O Estranho Que Nós
Amamos
18h – O Estranho Que Nós
Amamos
20h – Finos Filmes – Curtas
Portugueses
14 de
junho (quarta)
16h – O Estranho Que Nós
Amamos
18h – O Estranho Que Nós
Amamos
20h – Sessão de
pré-lançamento de A Liga dos Canelas Pretas
15 de
junho (quinta)
14h30 – A Vida Após a Vida
16h – A Mulher Que Se Foi
20h – Finos Filmes – Curtas
Brasileiros
16 de
junho (sexta)
14h30 – A Vida Após a Vida
16h – A Mulher Que Se Foi
20h – Projeto Raros
(Symptoms, José Ramón Larraz)
17 de
junho (sábado)
14h30 – A Vida Após a Vida
16h – A Mulher Que Se Foi
20h – Pré-estreia Mulher do
Pai
18 de
junho (domingo)
14h30 – A Vida Após a Vida
16h – A Mulher Que Se Foi
20h – O Estranho Que Nós
Amamos
20 de
junho (terça)
14h30 – A Vida Após a Vida
16h – A Mulher Que Se Foi
20h – Cineclube Academia
das Musas – (Um Divã em Nova York, Chantal Akerman)
21 de
junho (quarta)
14h30 – A Vida Após a Vida
16h – A Mulher Que Se Foi
20h – Fête de la musique -
Aliança
Francesa (informações em breve)
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