quinta-feira, 7 de maio de 2015

Era uma Vez na Anatólia e Cuba Libre em cartaz



Os cinéfilos de Porto Alegre ganharam mais uma chance para ver o premiado filme de Nuri Bilge Ceylan, Era uma Vez na Anatólia, na Cinemateca Capitólio. O documentário Cuba Libre, de Evaldo Mocarzel, também será exibido entre os dias 12 e 15 de maio.  

Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2011, o filme de Ceylan apresenta uma violenta trama policial nas planícies turcas da Anatólia. Dono de uma estética singular, o diretor é um dos mais renomados do cenário contemporâneo. Seu último filme, Sono de Inverno, com previsão de estreia brasileira para o segundo semestre de 2015, venceu a Palma de Ouro em Cannes em 2014. 

Era uma Vez na Anatólia (Turquia/Bósnia, 2011, 157 minutos) 
(Bir Zamanlar Anadolu'da) 
Dirigido por Nuri Bilge Ceylan 

Nas planícies da Anatólia, na Turquia, um grupo composto de um policial, um médico legista e um advogado conduz dois prisioneiros em busca do local onde enterraram sua vítima. Já é tarde da noite e, em meio à escuridão, eles não conseguem mais encontrar o local exato onde foi colocado o cadáver. Entre as divagações e os deslocamentos, o advogado e o médico começam a se conhecer melhor, percebendo que eles têm pontos de vista muito diferentes sobre a vida. Exibição em 35mm.

Cuba Libre (Brasil, 2011, 75 minutos)
Dirigido por Evaldo Mocarzel

Phedra de Córdoba é uma atriz transexual, nascida em Cuba, mas exilada no Brasil há mais de cinco décadas. As razões de sua partida foram a incompatibilidade com o regime de Fidel Castro e a profunda transfobia vigente na ilha. Décadas depois, Phedra retorna a Cuba para descobrir as transformações do país, na época em que a filha de Fidel, Mariela, luta por uma maior aceitação de gays, lésbicas, transexuais e transgêneros.

GRADE DE HORÁRIOS
12 a 15 de maio de 2015

12 de maio (terça-feira)

15h – Cuba Libre
16h30 – Era uma Vez na Anatólia

13 de maio (quarta-feira)

15h – Cuba Libre
16h30 – Era uma Vez na Anatólia
19h30 – Festival Escolar (Sessão Fechada)

14 de maio (quinta-feira)

15h – Cuba Libre
16h30 – Era uma Vez na Anatólia
20h00 – A Música de Gion, de Kenji Mizoguchi (entrada franca)

15 de maio (sexta-feira)

15h – Cuba Libre
16h30 – Era uma Vez na Anatólia
20h  Hotel das Américas (abertura da mostra 8x André Téchiné)

Nenhum comentário:

Postar um comentário