sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Horror sueco e clássico de Gillo Pontecorvo em cartaz



A partir de quarta-feira, 19 de agosto, a Cinemateca Capitólio resgata duas obras cultuadas: o horror sueco Deixa Ela Entrar (2008), de Tomas Alfredson, um dos grandes filmes da última década, que teve vida curta no circuito comercial de Porto Alegre, e Queimada! (1969), clássico político do italiano Gillo Pontecorvo, com Marlon Brando no papel principal. Depois da Chuva, de Cláudio Marques e Marília Hughes, segue em cartaz.

O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação Cinema RS – FUNDACINE.


FILMES

DEIXA ELA ENTRAR
(Låt den rätte komma in)
(Suécia, 2008, 112 minutos)
Direção: Tomas Alfredson
Elenco: Kåre Hedebrant, Lina Leandersson, Per Ragnar
Distribuição: Filmes da Mostra

Blackeberg, subúrbio de Estocolmo. Oskar (Kare Hedebrant) é um garoto de 12 anos que sente-se só. Na escola ele sempre é provocado por outros garotos e, apesar da raiva que sente, é incapaz de reagir. Um dia, ao brincar no pátio repleto de neve do prédio onde mora, ele conhece Eli (Lina Leandersson). Ela é uma garota pálida e solitária, que se mudou para a vizinhança recentemente, em companhia de seu suposto pai. Apesar do temor em se aproximar de Oskar, logo Eli se torna sua amiga. Paralelamente, uma série de assassinatos macabros acontece, em que o sangue das vítimas é retirado. Eli está envolvida com estes fatos, de uma forma que Oskar jamais poderia imaginar.

QUEIMADA!
(Itália/França, 1969, 122 minutos)
Direção: Gillo Pontecorvo
Elenco: Marlon Brando, Renato Salvatori, Evaristo Márquez e Dana Ghia
Distribuição: Pandora Filmes

No século XIX um representante inglês é mandado para uma ilha do Caribe que se encontra sob domínio português, para incentivar uma revolta para favorer os negócios da coroa inglesa. Dez anos depois ele retorna, para depor quem ele colocou no poder, pois o momento econômico exige um novo quadro político na região.

DEPOIS DA CHUVA
(Brasil, 2015, 90 minutos)
Direção: Cláudio Marques e Marília Hughes
Elenco: Pedro Maia, Sophia Corral, Aicha Marques
Distribuição: Espaço Filmes

No ano de 1984, quando a ditadura militar se enfraquece, dois jovens baianos de 16 anos começam a perceber que estão vivendo uma fase importante do país. A descoberta do contexto político, com as eleições diretas para Presidente, mistura-se com as descobertas sexuais e o fim da adolescência.

GRADE DE HORÁRIOS
18 a 23 de agosto de 2015

18 de agosto (terça)
Programação Fechada

19 de agosto (quarta)
15:00 – Depois da Chuva
17:00 – Queimada!
19:30 – Deixa Ela Entrar

20 de agosto (quinta)
15:00 – Depois da Chuva
17:00 – Queimada!
19:30 – Deixa Ela Entrar

21 de agosto (sexta)
15:00 – Depois da Chuva
17:00 – Queimada!
19:30 – Deixa Ela Entrar

22 de agosto (sábado)
15:00 – Depois da Chuva
17:00 – Queimada!
19:30 – Deixa Ela Entrar

23 de agosto (domingo)
15:00 – Depois da Chuva
17:00 – Queimada!


19:30 – Deixa Ela Entrar

Nenhum comentário:

Postar um comentário