quinta-feira, 24 de março de 2016

EM SEU PRIMEIRO ANO DE ATIVIDADE, ACERVO DA CINEMATECA CAPITÓLIO APRIMORA ORGANIZAÇÃO E AMPLIA AQUISIÇÕES




A Cinemateca Capitólio, inaugurada em 27 de março de 2015, completa no próximo domingo seu primeiro ano de existência. Embora a programação da sala de cinema seja o que mais tem visibilidade junto ao público em geral, há um trabalho que, embora menos visível, constitui o coração da instituição, criada justamente com a função de ser um local de guarda, preservação e difusão da memória audiovisual do Rio Grande do Sul. Trata-se das atividades desenvolvidas pelo Centro de Documentação e Memória Capitólio – CDMC, responsável pela organização do acervo depositado no espaço. O CDMC é constituído por uma biblioteca especializada em cinema (localizada no terceiro andar da Cinemateca Capitólio) e pelas salas dos acervos propriamente ditas, distribuídas em uma área de quatro pavimentos, localizada no fundo do prédio, atrás da tela da sala principal de projeção. A equipe do CDMC é formada pela arquivista Rosemeri Franzin Iensen e pela bibliotecária Tânia Garcia Oliveira de Souza, além de três estagiários da área de Arquivologia, Biblioteconomia e História.




Atualmente, o acervo contém cerca de 50.000 títulos entre filmes em película (nas bitolas 35mm, 16mm e 8mm), fitas magnéticas, DVDs, livros, catálogos, revistas, roteiros, recortes de jornais, críticas de filmes, projetos, relatórios, cartazes, fotografias e documentos pessoais de cineastas. O acervo conta ainda com equipamentos de filmagem e reprodução de imagens, entre outros materiais. No momento a Cinemateca Capitólio está em tratativas para receber cerca de 1.000 rolos em 35mm do acervo da Cinematográfica Leopoldis-Som, a mais importante produtora de cinejornais do Rio Grande do Sul, que precisarão ser higienizados, tratados, identificados e indexados em banco de dados.

Neste seu primeiro ano de existência, a Cinemateca Capitólio recebeu importantes doações, entre as quais os acervos cinematográficos dos jornalistas Luís Carlos Lisboa, Carlos Urbim e Fatimarlei Lunardelli e dos cineastas Antônio Carlos Textor e Beto Souza. Interessados em doar material para o CDMC podem fazer contato pelo telefone 3289-7463 ou pelo e-mail cdmcapitolio@gmail.com

Aberta ao público de terça a sexta-feira, no horário das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, a biblioteca da Cinemateca Capitólio conta atualmente com um acervo bibliográfico consta de 2.116 itens, entre livros e periódicos catalogados. Embora a maior parte de seu acervo seja destinada à consulta local, o grande número de doações recebidas ao longo deste primeiro ano de atividades representou um acréscimo significativo de títulos repetidos. Em função disso, alguns desses itens serão disponibilizados para empréstimo. Coordenada pela bibliotecária Tânia Garcia Oliveira de Souza, a biblioteca da Cinemateca Capitólio integra a Rede de Bibliotecas da Prefeitura de Porto Alegre, através da catalogação do seu acervo bibliográfico no software Pergamum, que, por sua vez, constitui uma rede composta 424 instituições e 8 mil bibliotecas no Brasil e uma no exterior. O software é responsável pela informatização de centros de documentação e possibilita a catalogação de acervos bibliográficos e arquivísticos, podendo ser catalogados além de livros e periódicos, CDs, DVDs, gravações de vídeos e som, obras de arte, blu-rays, mapas, cartazes, entre outros. A catalogação na rede da Prefeitura é realizada dentro de padrões internacionais, que permite o intercâmbio de dados e a catalogação cooperativa com bibliotecas de todo o mundo. O trabalho desenvolvido pelo CDMC já deu origem a um primeiro estudo acadêmico, Arquivos Cinematográficos: um Estudo sobre a Difusão do Acervo da Cinemateca Capitólio, de Eliane Carniel Dias, realizado no âmbito do Curso de Arquivologia da UFRGS, já disponível para consulta na biblioteca.

O acervo bibliográfico está disponível para consulta no endereço http://pergamum.procempa.com.br/biblioteca/index.php, onde os títulos podem ser consultados através de várias interfaces de pesquisa, permitindo ainda a consulta de títulos em formato eletrônico. Os demais acervos como o Audiovisual, Arquivos Pessoais e o Institucional da Cinemateca Capitólio, Acervo de cartazes e de Equipamentos Históricos podem ser consultados no blog da Cinemateca Capitólio, http://cinematecacapitolio.blogspot.com.br/p/cdm-biblioteca.html


O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS – FUNDACINE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário