Ministério da Cultura, Banco do
Brasil, Sala
Redenção – Cinema Universitário, Cinemateca Capitólio e
Sala P. F.
Gastal apresentam entre os dias 14 e 20 de junho a mostra Um
filme, cem histórias: Abbas Kiarostami, reunindo sete grandes filmes
do mais importante diretor iraniano. Entrada Franca.
Um dos nomes mais influentes do cinema
contemporâneo, Kiarostami foi vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes
com Gosto de Cereja (1997) e do Prêmio Especial do
Júri no Festival de Veneza com O Vento nos Levará (1999). A retrospectiva apresenta
as duas obras em cópias 35mm, além de outros marcos de sua trajetória, como O
Relatório (1977), Close-Up
(1990), Através das Oliveiras (1994), Dez
(2002) e seu filme mais recente, Um
Alguém Apaixonado (2012),
ainda inédito no circuito comercial de Porto
Alegre.
A Cinemateca Capitólio é
um equipamento da Secretaria da Cultura de
Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi
patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico
e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também
contou com recursos daPrefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e
realização daFundação CinemaRS – FUNDACINE.
ABBAS
KIAROSTAMI
No cinema de Kiarostami, muito nos
escapa. A nós, ocidentais, pode escapar o uso do véu, o tapete persa, o pão
barbari, as cordilheiras acidentadas, uma troca de olhar. Seus filmes começaram
a circular pelo Ocidente no final dos anos 1980 e, graças a Onde
fica a casa do meu amigo? (1987), a atenção dos críticos e dos
festivais voltou-se àquele que se tornaria um dos maiores cineastas
contemporâneos. Difícil de classificar, a originalidade de sua obra reside em
aliar documentário e ficção de maneira até então desconhecida. Como diria Alain
Bergala, Kiarostami conjuga de modo original transparência e dispositivo,
brutalidade do real e
cinema mental, realidade e abstração, realismo e fantástico,
física e metafísica, tradição e vanguarda, Oriente e
Ocidente.
Nascido em Teerã, Kiarostami cursou
belas-artes na universidade da capital iraniana e iniciou a carreira concebendo
anúncios publicitários, ilustrando, pintando e roteirizando. O encontro
com o cinema
aconteceu alguns anos depois, em 1969, quando Kiarostami foi convidado a assumir
o departamento de cinema do Kanoon – instituto para o desenvolvimento
intelectual de jovens e adultos. Criado pela esposa do Xá, em 1964, o instituto
teria como objetivo o estímulo à educação. Durante a parceria, que perdurou até
1992, o cineasta realizou algumas obras-primas que continuam pouco conhecidas do
grande público, como O recreio (1972), O
viajante (1974) e Lição de
casa (1989). Ainda como
colaborador do Kanoon, fez Close-up (1990), filme que, por fim, o tornou
reconhecido internacionalmente. Pouco anos depois, em 1995, o prestigiado
Festival de Locarno organizou, pela primeira vez, uma retrospectiva integral de
seu trabalho. No mesmo ano, sob direção de Laurent Roth, os Cahiers
du Cinéma lhe dedicaram um
número especial: Quem é você, sr. Kiarostami?, dossiê que
reuniu artigos sobre sua obra, comentários biográficos, filmografia comentada
(bastante proveitosa para os pesquisadores) e um conto escrito pelo próprio
cineasta.
No Brasil, a recepção dos filmes de
Kiarostami esteve principalmente a cargo da Mostra Internacional de Cinema de
São Paulo, ainda sob direção de Léon Cakoff, com quem o cineasta manteve uma
estreita ligação. Além de integrar o júri internacional da 22ª Mostra,
Kiarostami foi tema de uma retrospectiva na 28ª edição, que exibiu treze de seus
filmes. Naquela ocasião, aconteceu paralelamente uma exposição intitulada As
estradas de Kiarostami, com 52 fotos em preto e branco clicadas por
ele, entre 1978 e 2003, na região norte do Irã. As viagens do cineasta ao Brasil
resultaram ainda num roteiro (não filmado), Uma boa
cidadã.
Fabio Savino, curador
FILMES
O
RELATÓRIO
Gozaresh, 1977, cor, 105’
Roteiro Abbas
Kiarostami
Direção de fotografia Ali Reza
Zarrindast
Som Yusef
Shahab
Montagem Mahtalat
Mirfenderski
Produção Barman
Farmanara
Elenco Kurosh Afshar, Mehdi Montazer,
Mostafa Tari e Shohreh Aghdaslu
Um funcionário público do Ministério das
Finanças é acusado de corrupção; ao mesmo tempo, seu casamento
está em crise. Após uma violenta discussão com a esposa, ela
tenta o suicídio. Mahmad a leva para o hospital; lá os médicos
dizem que ela sobreviverá. Exibição digital.
CLOSE-UP
Namay-e nazdik, 1990, cor, 90’
Roteiro Abbas
Kiarostami
Direção de fotografia Ali Reza
Zarrindast
Som Ahmad Asghari, Hassan Zahedi, Jahangir
Mirshekari e Mohammad Haqhiqhi
Montagem Abbas
Kiarostami
Produção Kanoon, instituto para o
desenvolvimento de crianças e de jovens adultos Elenco Abbas
Kiarostami, Abolfarzl Ahankhah, Hassan Ferazmand, Hossein
Sabzian,
Hushang Shahai, Mehrdad
Ahankhah e Mohsen Makhmalbaf
Abbas Kiarostami segue o rastro de Hossein
Sabzian, homem acusado de ter enganado uma família rica de
Teerã fazendo-se passar pelo cineasta iraniano Mohsen
Makhmalbaf. Kiarostami filma o julgamento de Sabzian e
reencena toda a história, tendo como
protagonistas personagens reais envolvidos no caso. Exibição digital.
ATRAVÉS DAS
OLIVEIRAS
Zir-e derakhtan-e zeytun, 1994, cor,
103’
Roteiro Abbas
Kiarostami
Direção de fotografia Hosein Jafarian e
Farhad Saba
Som Hossein Moradi, Mahmud Samakbashi e
Yadollah Nayafi
Montagem Abbas
Kiarostami
Produção Abbas
Kiarostami
Elenco Farhad Kheradmand, Hossein Rezai,
Mohamad Ali Keshavarz,
Tahereh Ladania e Zarifeh
Shiva
Durante as filmagens numa região devastada
pelo terremoto de 1990,
o diretor percebe que Hossein, um jovem
escolhido para encenar
uma das personagens, está apaixonado na
vida real por Tahereh,
que fará o papel da esposa. A família da
moça é hostil ao casamento,
mas o terremoto e o filme dão a Hossein
uma nova esperança. Exibição em 35mm
Ta’m-e ghilas, 1997 , cor,
99’
Roteiro Abbas
Kiarostami
Direção de fotografia Homayun
Payvar
Som Jahangir Mirshekari
Montagem Abbas
Kiarostami
Produção Abbas Kiarostami e Ciby
2000
Elenco Abdolhossein Bagheiri,
Afshin Khorshid Bakhtari, Ahmand Ansari,
Homayoun Ershadi, Mir Hossein Nuri e Safar
Ali Moradi
Um homem procura ajuda para uma misteriosa
tarefa. O que o senhor
Badii quer é alguém que se disponha
a atender a
seu último desejo,
na manhã do dia seguinte: chamá-lo pelo
nome duas vezes, ao pé de uma
cova já cavada. Se ele responder,
socorrê-lo; se não responder, cobri-lo
com terra. Após ouvir objeções de diversas
pessoas a respeito do caso,
ele finalmente encontra um senhor disposto
a aceitar sua proposta. Exibição em 35mm
O VENTO NOS
LEVARÁ
Bad ma-ra khahad bord, 1999, cor,
118’
Roteiro Abbas
Kiarostami
Direção de fotografia Mahmoud
Kalari
Som Jahangir Mirshekari e
Mohammad Hassan Najam
Montagem Abbas
Kiarostami
Produção Abbas Kiarostami e Marin Karmitz
(MK2)
Elenco Bahman Ghobadi, Behzad Dorani,
Farzad Sohrabi,
Massoud Mansuri e Massumeh
Salimi
Um jornalista parte com sua equipe para um
vilarejo rural a fim de filmar
um rito tradicional: o funeral de uma
senhora moribunda. Durante a longa
espera, ele é ajudado por um garoto que
lhe dá informações atualizadas
sobre a situação. Mas a senhora demora a
morrer, a equipe o abandona e, na solidão, ele acaba se integrando à comunidade
e repensando suas atitudes. Exibição em 35mm.
DEZ
Dah, 2002 , cor, 94’
Roteiro, direção de fotografia, som e
montagem Abbas Kiarostami
Produção Abbas Kiarostami e Marin Karmitz
(MK2)
Elenco Amin Maher, Amene Moradi, Katayoun
Taleizadeh,
Mandana Sharbaf, Mania Akbari e Roya
Arabshahi
Uma mulher, divorciada e casada uma
segunda vez, tem problemas
de comunicação com o filho , que insiste em viver com
o pai. Ao longo de dez
passeios dentro de um carro, a mulher
conversa com o garoto e com outras
mulheres sobre questões de âmbito pessoal.
O filme explora a vida
da mulher no Irã contemporâneo. Exibição
em 35mm
Like Someone in Love, 2012,
cor, 109’
Roteiro Abbas
Kiarostami
Fotografia Katsumi
Yanagijima
Som Mohammad Reza
Delpak
Montagem Bahman
Kiarostami
Produção Marin Karmitz e Kenzo
Horikoshi
Elenco Rin Takanashi, Ryo Kase e Tadashi
Okuno
Encontro entre um senhor erudito guardião
das tradições, uma jovem
sedutora que se prostitui para pagar os
estudos e seu namorado ciumento. As histórias se entrelaçam
num dia que mudará a vida deles para sempre. Exibição em 35mm
GRADE DE HORÁRIOS
(atenção para os locais de cada exibição)
14 de junho (terça-feira) – Sala Redenção
16h –
Close-up
19h – Um
Alguém Apaixonado + debate
Com Leonardo Bomfim
e Tânia Cardoso
15 de junho (quarta-feira) –
Cinemateca
Capitólio
20h – Através
das Oliveiras
16 de junho (quinta-feira) –
Cinemateca
Capitólio
20h – Dez
17 de junho (sexta-feira) –
Sala P. F. Gastal
20h – Projeto Raros – O
Relatório + debate com
a crítica
Ivonete Pinto
18 de junho (sábado) – Cinemateca
Capitólio
16h – Através
das Oliveiras
18h – Dez
20h – Um
Alguém Apaixonado
19 de junho (domingo) – Sala Redenção
16h – O Vento
nos Levará
19h – Gosto de
Cereja
20 de junho (segunda-feira) – Sala Redenção
14h – O
Relatório
16h – Gosto de
Cereja
19h – O Vento
nos Levará
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