sexta-feira, 29 de julho de 2016

Lançamento do livro Verdes Anos - Memórias de um Filme e de uma Geração




No próximo dia 6 de agosto, às 17h, será lançado na Cinemateca Capitólio o livro Verdes Anos – Memórias de um Filme e de uma Geração, da historiadora Alice Dubina Trusz. Fruto de uma parceria entre a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre e a Editora da UFRGS, o livro resgata a história do filme Verdes Anos (1984), dirigido por Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil, uma das produções mais marcantes da história do cinema gaúcho. Após a sessão de autógrafos, será realizada uma exibição do filme, em 35mm, na sessão das 19h, com entrada franca.

Inspirado em um conto do escritor Luiz Fernando Emediato, o filme Verdes Anos acompanha as peripécias de um grupo de jovens que vive em uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul no auge da ditadura militar. Rodado em 35mm, Verdes Anosassinalou o momento de profissionalização da dupla de diretores, egressos do movimento Super-8, transformando-se em objeto de culto para toda uma geração.

O livro Verdes Anos – Memórias de um Filme e de uma Geração inaugura a linha de publicações da Cinemateca Capitólio (instituição mantida pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre dedicada justamente a preservar e difundir a memória do cinema gaúcho) e é fruto de uma ampla pesquisa empreendida pela historiadora Alice Dubina Trusz. Ao longo de um ano, Alice realizou dezenas de entrevistas com os profissionais envolvidos na produção do filme e mergulhou em arquivos para vasculhar os jornais da época, a fim de resgatar os bastidores da realização de Verdes Anos e o impacto provocado por seu lançamento, em maio de 1984, no Festival de Cinema de Gramado. A edição inclui ainda o conto original de Luiz Fernando Emediato que deu origem ao roteiro do filme e um caderno com fotos de cena e bastidores das filmagens. O texto de apresentação é assinado pela jornalista e crítica de cinema Maria do Rosário Caetano, uma das maiores entusiastas do filme dirigido por Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil.


Com projeto gráfico assinado pelo premiado artista Flávio Wild, o livro tem 360 páginas e será vendido pelo preço de R$ 49,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário