terça-feira, 15 de novembro de 2016

Adélia Sampaio debate Amor Maldito em Porto Alegre




Celebrando o Dia da Consciência Negra neste domingo, 20 de novembro, o coletivo Criadoras Negras e a Cinemateca Capitólio trazem para Porto Alegre Adélia Sampaio, símbolo de resistência da população negra no Brasil e ícone do feminismo negro. Adélia foi a primeira mulher negra a dirigir um longa metragem no país, Amor Maldito (1984), que ganha exibição às 18h na Cinemateca Capitólio, com entrada franca.

No evento, dois momentos: a exibição do filme Amor Maldito (1984), o aclamado primeiro filme dirigido por ela e, que, também, carrega o peso de ser a primeira produção nacional de temática inteiramente lésbica, na 2ª edição do Cineclube Adélia Sampaio, uma homenagem das Criadoras Negras a ela. Após a exibição do longa, terá uma roda de conversa sobre "Mulheres Negras e o Audiovisual: trajetórias, potências e narrativas", com a presença da ilustríssima diretora do filme, Adélia Sampaio e das cineastas Mariani Ferreira e Monique Rocco. A mediação do evento fica por conta de Iliriana Rodrigues.

O Cineclube Adélia Sampaio surge com o objetivo de exibir e discutir as filmografias africanas e os filmes realizados na diáspora.

A realização é do Coletivo Criadoras Negras e a co-realização é da Cinemateca Capitólio. O evento conta com parceria de Antro Produções, Cerveja artesanal Da Bet e Vereda Criativa. O apoio é da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

AMOR MALDITO
(Brasil, 1984, 75 minutos)
Direção: Adélia Sampaio
Elenco: Monique Lafond, Neuza Amaral, Emiliano Queiroz, Tony Ferreira.

Duas jovens mulheres, Fernanda, uma executiva, e Sueli, uma ex-miss, se apaixonam e decidem morar juntas. Porém, Sueli se entendia do relacionamento amoroso que leva com Fernanda e envolve-se com um jornalista. A moça engravida do amante e ele o abandona. Em desespero, Sueli se atira da janela do apartamento de Fernanda, quem passa a ser acusada de homicídio.

SOBRE AS CRIADORAS NEGRAS
Fundado em 2016, o núcleo criativo é formado por mulheres negras com as mais diversas formações e vivências. O que temos em comum e o que nos une é o desejo de dar visibilidade e voz à nossa identidade de matriz africana.

Viabilizamos o intercâmbio entre as diversidades profissionais, possibilitando a troca de conhecimento e experiências entre as criadoras, a fim de colaborar para o empoderamento e aprimoramento pessoal e profissional das mulheres negras, dentro do Núcleo Criativo quanto às demais mulheres negras que serão alcançadas por ele.

O Criadoras Negras tem como objetivo fortalecer a etnicidade, promovendo o reconhecimento positivo e a valorização do negro nos mais variados segmentos artísticos. Queremos romper com a centralização cultural eurocêntrica na qual a sociedade sulista encontra-se submersa, a fim de contribuir para a redução dos processos discriminatórios ainda existentes em nossa sociedade.

SERVIÇO:
CINECLUBE ADÉLIA SAMPAIO: EXIBIÇÃO DE AMOR MALDITO + RODA DE CONVERSA COM PRESENÇA DE ADÉLIA SAMPAIO
Data: 20 de novembro (domingo)
Horário: 18h
Local: Cinemateca Capitólio - Rua Demétrio 1085, Esq. com Borges de Medeiros - Porto Alegre RS, 90010-120
ENTRADA FRANCA (SUJEITO À LOTAÇÃO)

Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela PetrobrasBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS –FUNDACINE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário