sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Madrigal Monteverdi e Coral da UFRGS no Concertos Capitólio


Secretaria da Cultura de Porto Alegre realiza no próximo dia 12 de novembro, às 18h, mais uma edição do projeto Concertos Capitólio.


A exemplo do que já acontece na Pinacoteca Ruben Berta (com o projeto Clássicos na Pinacoteca), o projeto Concertos Capitólio tem o objetivo de promover apresentações de música erudita em um espaço destinado a outra atividade fim (no caso, o cinema), e ocorre sempre no primeiro sábado de cada mês, com entrada franca. Excepcionalmente nesta edição o Concertos Capitólio acontece no segundo sábado de novembro e tem como atração o Coral da UFRGS e o Madrigal Monteverdi, formação musical vocal de quatro naipes masculinos a cappella, ambos sob a regência do maestro Lucas Alves.



Madrigal Monteverdi iniciou suas atividades em março de 2015 e dedica-se em especial ao repertório erudito renascentista, barroco e romântico. Sob a coordenação do maestro Lucas Alves (1º tenor), integram ainda o grupo José Marcos Neutzling (primeiro tenor), Rogério Ienczak Gomes e João Ricardo Masuero (segundos tenores), Merton Vondrácek (barítono), Tarcísio Körbes e José Mariano Bersch (baixos).


Coral da UFRGS foi fundado em 13 de agosto de 1961 pelo Maestro Pablo Komlós, na gestão do Reitor Elyseu Paglioli, para atuar junto à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, passando a dedicar-se à música à capella a partir de 1969. Teve como regentes titulares os maestros Nestor Wennholz, Irmão Renato Koch, Arlindo Teixeira, Linda Tse, Cláudio Ribeiro, Nelson Eddy Menezes, Wenceslau Moreyra, Leo Fuhr, novamente Nelson Eddy Menezes, Ronel Alberti da Rosa, Jocelei Bohrer, Marcio Buzatto e, a partir de 2009, Lucas Alves. Atualmente o Coral da UFRGS é formado por um grupo seleto de cantores, incluindo alunos, professores e funcionários da Universidade e pessoas da comunidade em geral. A preparação vocal está a cargo de Cíntia de Los Santos. Em suas mais de cinco décadas de existência, recebeu diversos prêmios em nível regional, nacional e internacional, destacando-se o primeiro lugar no II Concurso Nacional de Coros MEC/FUNARTE/Rede Globo, em 1978, o primeiro lugar no XIV Festival Internacional de Coros de Porto Alegre, em 1989, e o segundo lugar nas edições de 1993 e 1997 e recentemente, em Julho de 2016 o Primeiro Lugar Categoria Coro Erudito e Melhor Coro Misto no III Cantoritiba, Festival Internacional de Coros de Curitiba. Participou de todos os Festivais de Coros de Porto Alegre, classificando-se sempre entre os dez melhores. Das participações específicas em outros Festivais, destacam-se aquelas no Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai, sempre colhendo os melhores elogios de crítica e de público. Em 1990, foi selecionado e representou a Região Sul no II Brasil Cantat, em Belo Horizonte. O Coral da UFRGS já realizou mais de mil apresentações, no Rio Grande do Sul, em 13 Estados brasileiros e nos quatro países citados.

No programa, obras de Grzegorz G.Gorczycki, Thomas Tallis, W.A.Mozart, Franz Schubert, Antoine Brumel, Giovanni Pierluigi da Palestrina, Ludovico Viadana, Franz Biebl, Josquin des Prez, Josef Rheinberger.


As senhas podem ser retiradas com uma hora de antecedência, na própria bilheteria da Cinemateca Capitólio.


A próxima edição do Concertos Capitólio, que tem curadoria de Ângela Diel,  está marcada para o dia 3 de dezembro.

Crédito fotos: Adriana Donato.



Concertos Capitólio

Local: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085)

Data: 12 de novembro de 2016 (sábado)

Horário: 18h

Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário