No próximo sábado, dia 17 de dezembro, às 17h,
a Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085) recebe a Banda Municipal de
Porto Alegre para a realização de seu tradicional concerto de Natal.
A apresentação inclui obras de compositores como Lupicínio Rodrigues, Dorival Caymmi, Tom Jobim. Adoniran Barbosa e Chico Buarque, além de clássicos natalinos. A apresentação da Banda Municipal na Cinemateca Capitólio tem entrada franca, com retirada de senhas a partir das 16h30.
A apresentação inclui obras de compositores como Lupicínio Rodrigues, Dorival Caymmi, Tom Jobim. Adoniran Barbosa e Chico Buarque, além de clássicos natalinos. A apresentação da Banda Municipal na Cinemateca Capitólio tem entrada franca, com retirada de senhas a partir das 16h30.
Banda Municipal de Porto Alegre
Fundada
em 1925, a Banda Municipal é uma referência cívica, cultural e social da
cidade. Hoje com 41 integrantes, o grupo realiza apresentações periódicas no
Teatro Renascença e também em outros locais públicos de Porto Alegre. Também
realiza concertos com participação de intérpretes e compositores da música
popular, mostrando novos arranjos para canções conhecidas do público.
A estreia se deu no Theatro São Pedro, em 13 de junho de 1926. Posteriormente, as apresentações passaram também a ser realizadas nas praças públicas e no primeiro Auditório Araújo Vianna, então localizado onde se encontra hoje a Assembleia Legislativa. Com a morte de Otávio Rocha, a Banda sofreu seu primeiro revés, pois a nova administração municipal entendeu que a manutenção do grupo era por demais onerosa. A população, entretanto, protestou, e a Banda foi reorganizada, com o efetivo reduzido para 42 instrumentistas. Em 1950, com a aposentadoria do maestro Leonardi, substituído pelo professor Júlio Grau, este número seria reduzido ainda mais: 35 músicos. Posteriormente, durante o governo de Ildo Meneghetti, a Banda foi incorporada à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, quando da fundação desta. Em 1957, os cargos componentes da Banda foram declarados excedentes, o que na prática significou sua extinção. Somente em 1976 a Prefeitura voltou a avaliar o significado da Banda para a vida cultural da cidade, reinstituindo-a em caráter experimental. Em 1979, a regência foi assumida por Alcides Macedo, o "Macedinho", e o grupo voltou a projetar-se no panorama musical, fazendo-se presente em retretas, solenidades e atos cívicos. Com a criação da Secretaria Municipal de Cultura, em 1988, a Banda foi incorporada a este órgão, subordinada à Unidade de Música.
PROGRAMA
1- Suite Nordestina –
Mestre Duda
2- Lupicínio In Concert
– Lupicínio Rodrigues
3- O Samba da Minha
Terra – Dorival Caymmi
4- Águas de Março – Tom
Jobim
5- Trem das Onze –
Adoniran Barbosa
6- Homenagem ao
Malandro – Chico Buarque
7- Copacabana –
Braguinha & Alberto Ribeiro
8- Ponteio – Edu Lobo
9- Santana a Portrait –
T. Coster/ T. Puente/ C. Santana/J.Shur/ R. Thomas
10- Happy – Pharrel Williams
11- A Classical Christmas
12- Jingle Bell Rock
13-A Chistmas Finale
14- Boas Festas
Nenhum comentário:
Postar um comentário