terça-feira, 16 de maio de 2017

Fantaspoa 2017



Fantaspoa 2017 apresentará mais de 100 filmes entre 19 de maio e 04 de junho, muitos deles com sessões comentadas pelos diretores

O festival homenageia os diretores norte-americanos Katt Shea, Jeff Lieberman e Bill Plympton, aposta em atividades de inclusão e capacitação e enfatiza a presença feminina no cinema de gênero

O Fantaspoa vem construindo sua história há 13 anos. A cada edição percebemos maior envolvimento de seus curadores e equipe e uma adesão cada dia mais representativa da comunidade. Durante o festival, Porto Alegre respira cinema. Não é incomum cruzarmos com grupos de amigos saindo de uma sessão de cinema, ou ouvirmos discussões acerca do tema em mesas de bares e restaurantes da cidade. Também não é raro ouvirmos outros idiomas ou sentarmos à mesa de uma churrascaria típica e nos depararmos com cineastas famosos, que estão na cidade para curtir o festival e apresentar seus filmes. Toda essa movimentação reforça que o caminho é esse e que o Fantaspoa tornou-se um dos grandes festivais mundiais do gênero e está sediado aqui, em Porto Alegre.

A décima terceira edição, apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras e patrocinada pelo Banrisul e pela Enerfín do Brasil, terá em sua programação mais de 100 filmes, entre longas e curtas-metragens, provenientes de 30 países. Serão mais de 120 sessões de exibição, sendo 40 delas com presença de diretores, produtores, atores ou roteiristas dos filmes apresentados, que conversarão com o público, de forma a aproximar os espectadores dos realizadores de cinema. Reafirmando o seu foco curatorial e mantendo o compromisso de disponibilizar ao público filmes que dificilmente encontrariam distribuição nacional, 49 longas-metragens serão exibidos pela primeira vez no Brasil durante o Fantaspoa. Desses, dois terão sua primeira exibição pública no mundo, enquanto que 35 estarão em première latino-americana e 12 em première nacional. As obras já exibidas nacionalmente nunca foram disponibilizadas ao público em nenhum cinema de Porto Alegre.

O XIII Fantaspoa homenageará o diretor norte-americano Jeff Lieberman, cuja sólida e respeitada filmografia conta com cultuadas obras do cinema de gênero; o diretor norte-americano Bill Plympton, o maior animador independente do mundo, com uma carreira multipremiada que conta com duas indicações ao Oscar; e Katt Shea, também norte-americana, que é uma das mais proeminentes e bem-sucedidas vozes do cinema fantástico dos anos 1990. Todos os homenageados estarão presentes no evento e participarão de sessões comentadas após as sessões. O público terá a oportunidade ímpar de participar, gratuitamente, de workshop de direção cinematográfica ministrada por Katt Shea; e de masterclass sobre animação com Plympton.

Além das atividades de formação citadas, o Fantaspoa promoverá um workshop de atuação ministrado pelo argentino Emiliano Romero (multipremiado diretor de cinema, também professor de atuação); um workshop de produção cinematográfica, ministrado pela suíça Annick Mahnert (atuante no cinema de gênero da atualidade); um workshop de efeitos especiais com ênfase em pirotecnia e tiro falso para cinema, televisão e publicidade, ministrado pelo argentino Franco Burattini (requisitado especialista em efeitos especiais de seu país); e uma masterclass de storyboard, ministrada pela norte-americana Elizabeth Schuch (diretora de cinema e artista plástica, que trabalhou no desenvolvimento de storyboards de filmes como Mulher Maravilha e Pacific Rim: Uprising). Todas as atividades de formação oferecidas serão gratuitas.

A curadoria da décima terceira edição do Fantaspoa destaca a atuação feminina na sétima arte. Se a indústria cinematográfica como um todo é dominada pela presença masculina nas posições hierárquicas mais elevadas, a produção de cinema de gênero é ainda mais androcêntrica. Mas há atualmente uma gradual mudança positiva nesse sentido, que se percebe na seleção deste ano, com nada mais nada menos que quinze mulheres assinando a direção de longas-metragens. Sete delas participarão presencialmente do evento e conversarão com o público sobre suas obras, além da produtora Annick Mahnert, que representará a laosiana Mattie Do. Além disso, na sessão de abertura do evento será exibido “O Livro de Birdie”, dirigido pela norte-americana Elizabeth Schuch e que conta com elenco totalmente feminino. O filme, em que o Fantaspoa assina a produção, obteve uma ótima recepção em sua estreia, na quadragésima edição do importante Festival de Gotemburgo, e lançou o nome de Elizabeth como uma das mais promissoras vozes da sétima arte da atualidade.

No Instituto Goethe de Porto Alegre, será realizada a tradicional sessão musicada com o clássico Da Aurora à Meia-Noite, de Karl Heinz Martin, musicado ao vivo pela talentosa banda Marcelo Fruet e os Cozinheiros, uma das revelações musicais gaúchas dos últimos anos, presente em festivais pelo mundo, além de ter recebido quatro Prêmios Açorianos de Música e um troféu de Melhor Música Original no Festival de Gramado. A trilha sonora executada ao vivo durante a projeção foi criada pelo grupo exclusivamente para a ocasião.

Serão realizadas duas Sessões Petrobras da Meia-Noite de clássicos do cinema de gênero. Com presenças dos diretores das obras, que conversarão com o público, a Cinemateca Capitólio Petrobras abrigará sessões memoráveis de Holocausto Canibal, de Ruggero Deodato – considerado primeiro found footage do mundo e precursor de sucessos de público bem posteriores, como A Bruxa de Blair e Atividade Paranormal; e Hardware – O Destruidor do Futuro, importante marco do cinema de ficção científica, que alçou à fama repentina o jovem diretor sul-africano Richard Stanley.

O XIII Fantaspoa, dando continuidade à iniciativa de realizar mostra itinerante, realizará sessões gratuitas em cidades gaúchas – principalmente em escolas públicas. A iniciativa, que tem o objetivo de levar a experiência cinematográfica a públicos com pouco acesso a salas de cinema, trata da democratização de cultura e do estímulo ao interesse da apreciação da sétima arte. Também foram pensadas atividades com internos da FASE RS, de forma a estimular o exercício de cidadania dos jovens por meio da cultura.

As salas Cine Santander Cultural e Cinemateca Capitólio Petrobras integrarão a programação do festival. Esta última também abrigará a inédita exposição “Restos”, concebida pelo premiado artista plástico, cineasta e apresentador da série televisiva Cinelab Kapel Furman, com quadros elaborados a partir de sobras de filmagens. E as festas – já tradicionais e esperadas – pontuam a abertura e o encerramento do festival, que ainda terá uma memorável noite com shows das bandas gaúchas Ornitorrincos e Phantom Powers, e da catarinense Os Legais.

Os organizadores João Fleck e Nicolas Tonsho planejaram o XIII Fantaspoa a partir de mais de 2.100 inscrições, o que permitiu a realização de uma seleção de muita qualidade, marcada pela diversidade de olhares e estilos. “Em tempos incertos e de rápidas mudanças como os atuais, percebemos o quanto necessitamos de contadores de histórias: a programação, estimulando um escapismo necessário, prova o poder que o cinema tem de impactar, questionar, instigar e inspirar as pessoas. E por que não?, mudar o mundo."


XIII Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre
De 19 de maio a 04 de junho em Porto Alegre

Patrocínio: Banrisul, Elecnor Renováveis, Ventos do Sul, Petrobras
Co-Patrocínio: Prana Filmes

Direção e Produção: Fantaspoa Produções
Curadoria: João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho


Para mais informações, acesse www.fantaspoa.com

Informações para a imprensa:
Bebê baumgarten / bd divulgação
(51) 3028.4201 e 8111.8703

Nenhum comentário:

Postar um comentário