quarta-feira, 14 de abril de 2021

No escurinho do cinema: memória e sociabilidade em Porto Alegre



 

“No escurinho do cinema: memória e sociabilidade em Porto Alegre” é o tema da 10ª exposição curricular do Curso de Museologia da UFRGS que, pela primeira vez, será realizada em ambiente virtual: http://escurinhodocinema.com.br/. A abertura acontecerá às 17h de quinta-feira, dia 8 de abril, e poderá ser assistida pelo canal youtube.com/museologiaufrgs. A mostra indo até 8 de maio

Pensada para acontecer fisicamente no Museu da UFRGS no primeiro semestre de 2020, laboratório de prática de exposições do curso desde 2015, teve seu formato e execução alterados em virtude da pandemia. Mesmo com todas as adaptações necessárias para sua realização em ambiente virtual, o propósito curatorial da exposição se mantém, visando provocar e suscitar reflexões a partir da inserção do cinema como significativo espaço de sociabilidade e de memórias na cidade de Porto Alegre.

A exposição contará com quatro salas e o fio condutor será a construção das memórias e das relações sociais dos porto-alegrenses sob a perspectiva do circuito cultural de cinema na cidade.  Apresentará as glamourosas décadas de 1920, 1930, 1940 e 1950 com seus códigos de conduta, o final da década de 1950 e os conturbados anos 60 e 70, avançando para a década de 1980 e suas mudanças políticas, sociais e culturais. Finalmente, chegará às novas tecnologias inseridas no cinema desde a década de 1990, provocando, a exemplo da presença da internet, transformações que influenciam diretamente a contemporaneidade e suas relações com as salas de cinema.

A exposição foi elaborada a partir da curadoria coletiva de 13 estudantes matriculados na disciplina Prática em Exposições Museológicas (BIB03217), sob a orientação das professoras Vanessa Aquino e Ana Rodrigues. O grupo afirma que “o enfoque proposto é relevante, pois a contemporaneidade prova que, mesmo no decorrer dos anos, com novas tecnologias surgindo como possíveis concorrentes, tais como as projeções em streaming ao alcance das mãos, 70% da população porto-alegrense segue consumindo esse tipo entretenimento, segundo pesquisa realizada em 2018 pela Datafolha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário